terça-feira, 3 de junho de 2008

Veracidade da notícia

O UOL Notícias derruba avião em uma fábrica de colchões

Com a chegada da Internet no mundo jornalistico fica fácil a utilização das famosas teclas Ctrl+C Ctrl+V. O UOL Notícias derrubou um avião da Pantanal sobre uma fábrica de colchões em São Paulo. O incêndio realmente aconteceu, mas não foi causado por um avião. O UOL copiou uma notícia sem confirmar a veracidade da mesma.

O blog "Que jornalismo é esse???" trata de casos onde os jornalistas não tiveram a preocupação de revisar e relacionar matérias com imagens. E como já foi citado anteriormente neste blog "Quando vemos estes casos até rimos deles , mas ao analisá-los como profissionais nos envergonhamos."

Coisas assim não podem acontecer nunca. Qual a credibilidade de um jornal onde as notícias não são apuradas, mas meramente escolhidas com base em uma concorrente? NENHUMA.
Quando uma notícia é dada de maneira errada e até mesmo precipitada, cai no descrédito do público. Por isso, o jornalismo, tem que tomar cuidado, mais do que antes, para que não erre. Nós jornalistas aprendemos que uma única informação bem dada vale muito mais que duas "de" Ctrl+C Ctrl+V!

Nenhum comentário: