domingo, 8 de junho de 2008

Afinal, é trabalho de jornalista?

Assessoria de Imprensa: divulgação de informações, como agendas, é trabalho de jornalistas?

Assessoria de Imprensa é o serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários, as revistas, as emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de televisão.

O segmento de assessoria está definitivamente consolidado no mercado de comunicação, constituindo-se na área que, atualmente, mais emprega jornalistas formados. Esse mercado exige profissionais com o comportamento de empresário planejador de sua atividade e do valor de seu trabalho.

É difícil imaginar os veículos de comunicação sem o apoio das assessorias na oferta de informações. Geralmente, é exatamente a assessoria a principal fonte de jornalistas nas redações do país.

Sempre se levanta a questão: o trabalho de assessoria de imprensa é um trabalho jornalístico e função de jornalista? Há quem conteste, e há motivos para isso. Porém, a regulamentação do trabalho do jornalista, escrita em 1979, já designava essa função a jornalistas profissionais. O Art. 2º, embora não traga o termo “assessoria de imprensa”, descreve o trabalho de “execução de distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação (segundo a concepção da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, entendido também como release)” como um dos trabalhos que devem ser desenvolvidos por jornalistas, e não por outros profissionais.

Via: FENAJ

Leia mais:

Assessor de Imprensa X Jornalista

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Milena, realmente esta atividade parece ser mais de relações públicas, pela própria característica.
Ocorre que o pessoal de RP cochilou e o jornalismo tomou conta!
Problema maior vem do fato dos próriios coleguinhas criarem problemas para a imprensa.
Faça um teste: Tente entrevistar um ministro paralelamente ao que faria um jornalista da grande imprensa. O assessor não vacilará: agendará o da grande imprensa e deixará vc à mercê de uma espera.
É o cahimbo entortando a boca de quem o fuma!
@_@"
►◄