domingo, 8 de junho de 2008

Arquitetura da Informação na Web

Juliana Lopes

Arquitetura de Informação é a arte e ciência de organizar e estruturar web sites, intranets, comunidades on-line e software, para dar suporte à usabilidade (interação entre humanos e computadores mais efetiva, eficiente e satisfatória) e facilitar a obtenção de informações no ambiente digital.


Os pioneiros no uso deste conceito para desenvolvimento de web sites foram Louis Rosenfeld e Peter Morville, que criaram a primeira consultoria a trabalhar exclusivamente em arquitetura da informação na web, a Argus Associates (1994-2001). Atualmente Peter Morville é presidente e fundador da Semantic Studios, uma consultoria de arquitetura da informação e estratégia, e Louis Rosenfeld é consultor independente de arquitetura da informação.


Louis e Peter lançaram o best–seller Information Architecture for the World Wide Web (O'Reilly, 1998; 2ª edição, 2002; 3ª edição, 2006), considerado o “melhor livro sobre internet de 1998″ pela Amazon e o “livro mais útil sobre webdesign no mercado” por Jakob Nielsen, um dos maiores especialista da área.


O livro aborda o desenvolvimento das práticas modernas de construção de arquitetura da informação e temas como experiência do usuário, gerenciamento de conteúdo, estratégias de negócios e o neologismo findability (facilidade na busca da informação).


Os autores defendem sete princípios fundamentais que caracterizam todo o trabalho do arquiteto da informação: organizar, navegar, nomear, buscar, pesquisar, desenhar e mapear. Assim, a arquitetura da informação une seu conhecimento com diferentes ciências e disciplinas, tais como: informática, jornalismo, design, biblioteconomia, arquitetura, entre outras.


Na primeira edição do livro, Louis e Peter demonstram o valor da biblioteconomia e da ciência da informação para os webdesigners e afirmam que desenvolveram a partir desta visão, uma perspectiva ainda mais interdisciplinar sobre a arquitetura da informação.


A segunda edição inclui discussão sobre como projetar e implementar uma arquitetura da informação em ambientes de negócios repletos de políticas destrutivas, fatores culturais e contenção de recursos.


A terceira edição, embora mantendo o seu foco em fundamentos, é atualizada para abordar as tecnologias emergentes, com exemplos recentes, novos cenários, informações sobre as melhores práticas e explica a criação de interfaces para que os usuários possam compreender imediatamente.


Em entrevista a Marcos Tristão, Peter e Louis afirmaram que estudos demonstram que o problema principal da maioria dos web sites é que as pessoas não acham o que precisam, causando prejuízos para as empresas e ira no usuário. Por isso, uma boa estruturação é essencial.


Eles criaram um sistema de nomenclatura apropriado para o desenvolvimento de um esquema de navegação. Os sites são adaptados de acordo com o perfil dos clientes. Assim, um site pode ser estruturado em função das necessidades de grupos específicos daquela empresa. A proposta é que haja padrões de orientação para o usuário por meio de estruturação de conjuntos de links, de modo a facilitar as suas decisões, ações e deslocamentos.


Louis tem contribuído regularmente para colunas de revistas, e tem escrito e editado inúmeros outros livros, capítulos e artigos acadêmicos. Também tem participado dos esforços para divulgação da arquitetura de informação. É co-fundador e membro do Conselho do Instituto de Arquitetura da Informação, a única organização profissional de formação de arquitetos. Louis é Bacharel em História e Biblioteconomia e Mestre em Estudos da Informação pela Universidade de Michigan (EUA).


Peter escreveu o livro Ambient Findability (O'Reilly, 2005), que aborda pesquisa, marketing, informação de interação e cultura na usabilidade à internet. Foi fundador e presidente do Instituto de Arquitetura da Informação e Membro da American Library Association. É graduado em Ciência da Informação pela Universidade de Michigan e tem, desde então, atuado no corpo docente. Em 2007 foi homenageado pela AIIP – Associação dos Profissionais de Informação Independentes, com o Prêmio Roger Cimeira, dedicado para quem trabalha na indústria da informação. Seu trabalho tem sido divulgado em muitas publicações e programas, incluindo Business Week, CIO Insight, The Economist, Fortune, The Washignton Post e The Wall Street Journal.

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