sexta-feira, 13 de junho de 2008

Open Source: sistema colaborativo

Open source: melhora a produção ou desistimula o avonço tecnológico







O “Open Source” surge entre as origens do UNIX, a Internet e a cultura “haker”, em fevereiro de 1998. Esse modelo seria um modo colaborativo de produção intelectual e que questionaria os modelos econômicos.

Este novo modelo colaborativo permitiria que todos seus usuários modificassem o programa matriz, adicionando o que fosse melhor para a comunidade ou então para o usuário. O único problema seria sobre o direito autoral já que todos participam da criação quem seria seu autor? Ainda não se sabe exatamente onde essa discussão vai chegar, mas com certeza irá mudar alguns princípios dos produtos autorais.

Muitas empresas grandes como IBM, HP, Intel e a Dell têm desenvolvido programas (softwares) de código aberto. O potencial do “Open Source” está na possibilidade de cooperação coletiva, já que a internet é uma grande massa em busca de identificação mútua e a possibilidade de neutralizar as pressões políticas e mercadológicas.

Algumas críticas dizem que esse movimento é um desestímulo para o desenvolvimento de novas tecnologias por não contar com a propriedade intelectual do criador. Pois afinal, para ser modificado deve conter suas características originais em aberto para que a outra pessoa venha e modifique o desenho, seja corrigindo seus erros ou melhorando-o. Este paradigma revolucionou a maneira com que softwares são desenvolvidos, baixou os custos de desenvolvimento e aumentou a agilidade, resultando em softwares de excelente qualidade e em constante evolução.

Esta animação que usa o princípio do “Open Source”:


Big Buck Bunny from Blender Foundation on Vimeo.

Nenhum comentário: