sábado, 7 de junho de 2008

Tim Berners-Lee


Timothy John Berners-Lee, foi o precursor na popularização da Internet, que até o fim dos anos 80 era de uso exclusivos para meios acadêmicos e pesquisas. Em 1989, Tim, criou a Word Wide Web, o tão conhecido e utilizado www, dos sites usados atualmente.
Berners-Lee, criou essa ferramenta para facilitar a troca de informações de pesquisas nos meios acadêmicos.
O inventor da web é cientista e pesquisador da MIT, construiu sua invenção através do conceito do hipertexto.
Berners-Lee, especialista em projetos de comunicações em tempo real e desenvolvimento de programas de processamento de textos, inventou a WEB enquanto trabalhava no CERN, o maior acelerador de partículas do mundo em Genebra, na Suiça.
Tim, fundou a empresa mais conceituada na padronização dos códigos existem na web, a Word Wide Web Consortium, a W3C.
Foi a partir das idéias e criações de Tim Berners-Lee que surgiram os conceitos e as especificações de URL (Uniform Resource Locator), HTTP e da linguagem HTML.
A Web foi disponibilizada ao público pela primeira vez em 1.991.Segundo Tim Berners-Lee, a Web Semântica é uma extensão da Web tradicional, onde, a partir do uso intensivo de metadados, espera-se obter o acesso automatizado às informações, com base no processamento semântico de dados e heurísticas feitos por máquinas. Desde 1998, a equipe da W3C (World Wide Web Consortium) vem trabalhando arduamente no desenvolvimento de tecnologias avançadas, que visam à representação estrutural e semântica dos recursos na Web. Essas tecnologias, aliadas à teoria de domínios ou ontologias, permitem oferecer um serviço Web com um nível maior de qualidade.
A W3C vai investir tanto no HTML quanto no atual XHTML e ainda no XHTML 2. O WHATWG com toda certeza não vai desaparecer e Microformats já é tão realidade que seu desenvolvimento é irreversível. Dá para apostar em uma única linguagem? Com certeza não. Com tantas frentes de batalha referenciadas por Berners-Lee, a única coisa que podemos fazer é esperar e nos divertir.
Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra, em 1.955. Atualmente ele trabalha no grupo que normatiza as comunicações na Internet, o World Wide Web Consortium (W3C), em Boston, Estados Unidos.

Nenhum comentário: