sábado, 7 de junho de 2008

Stallman desenvolve free software

"As práticas da Microsoft nada têm a ver com a definição de software livre"

Nina Regato

Richard Matthew Stallman, também conhecido como RMS, nasceu na cidade de Nova Iorque no ano de 1953. Formado em Física, Stallman é um famoso hacker. Seu primeiro acesso ao computador foi aos 16 anos, ainda no ensino médio do colégio.

Fundador do movimento free software, Stallman criou, em 1985, o projeto GNU, que tinha como objetivo um sistema operacional totalmente livre, e a Free Software Foundation (FSF), para empregar programadores livres do software e fornecer infra-estrutura legalizada para a comunidade livre.

Entre seus principais feitos incluem o GNU C Compiler, de 1987; GNU Debugger, de 1988 e, GPL, de 1989.

O GNU C Compiler, ou GCC, é um conjunto de compiladores de linguagens de programação. É um software livre distribuído pela Free Software Foundation para sistemas operativos UNIX e Linux e sistemas derivados.

O GNU Debugger, mais conhecido por GDB, é um depurador do projeto GNU. Pode ser utilizado para depuração em sistemas do Unix e suporta várias linguagens de programação.

O GNU General Public License, ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre, a licença mais usada no mundo, que originou o conceito de copyleft, em analogia ao termo copyright, o qual reserva os direitos autorais da obra. O objetivo era anular as barreiras de utilização, difusão e modificação.

Stallman, em entrevista concedida à Computerworld [site especializado em mercado de TI e comunicação] em 11 de setembro de 2007, faz um alerta para a iminente guerra jurídica contra a Microsoft e questiona o leitor: "De que lado você está?". Atualmente, Richard Stallman pede: “Por favor, não chame o GNU/Linux apenas de Linux”.

O site Esquerda publicou entrevista do Linux P2P com o consagrado programador. No dia 7 de fevereiro de 2006, Stallman critica severamente a chamada ‘indústria de conteúdos’ e declara que as ‘fábricas de músicas’ deveriam desaparecer. Fala também sobre DRM (Gestão de Direitos Digitais) e as lojas de música online. Para Stallman, os internautas têm o direito de dividir e compartilhar trabalhos publicados na web e, para isso, tem-se programas P2P, que são meios de tornar a partilha mais útil, “o que é uma coisa boa”.

No ano de 2004, em entrevista ao site Bruno Torres ponto net, o hacker diz que para construir uma sociedade livre, não basta colocar a liberdade nas mãos das pessoas, porque, se elas não a apreciarem, vão deixá-la escapar. Ele afirma que para que a liberdade resista, as pessoas devem reconhecer o valor para poder defendê-la. Segundo RMS, a maior parte da população nunca ouviu falar de liberdade para compartilhar ou modificar o software que usam e, ainda, que as práticas da Microsoft nada têm a ver com a definição de software livre. “Elas têm pouco em comum.” Stallman esclarece que o GNU/Linux não é apenas utilizado em servidores, mas também por pessoas leigas em desktops e laptops que já estão começando a adotá-lo.

Linha do tempo


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: