segunda-feira, 9 de junho de 2008

Orkut Büyükkökten:

Orkut: "O Criador"

Brito




Este nome não é uma mera coincidência; é ele mesmo, o criador do Orkut. Orkut Büyükkokten,engenheiro de software, nasceu em Konya,Turquia, no dia 6 de Fevereiro de 1977, lá estudou na renomada Universidade de Bilkent e posteriormente concluiu pós-doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford. É ele o responsável pela criação do orkut, um dos maiores sites de inter-pessoalidade do mundo e o mais acessado do Brasil. O Orkut é um site de relacionamento que tem por objetivo aproximar pessoas com as mesmas preferências. Inicialmente os usuários precisavam ser convidados por alguém já cadastrado, hoje já é possível fazer parte da rede sem prévio convite.

Além do perfil que contém informações sociais, profissionais e até a orientação sexual do usuário; há também espaço para fotos , recebimento de "scraps"(recados) e as comunidades que agrupam usuários com a mesma opção religiosa, musical, sexual entre outras preferências. O sucesso do orkut em terras brasileiras é arrebatador; com mais de 20 milhões acessos segundo o JB Online, em entrevista com o idealizador do site,é o líder mundial de usuários na rede. Em palestra dada na UFMG( Universidade Federal de Minas Gerais) em 10 de abril de 2007; Büyükkokten explicou como de seu a criação do Orkut: " Quando eu estava na universidade, percebi que os grupos formados no início da vida acadêmica se mantinham até o fim e que não havia muita interação entre pessoas de grupos diferentes. Então tive a idéia de criar um espaço onde as pessoas pudessem se conectar e conhecer novos amigos".

Em visita ao país em março de 2007, o "O Criador" além de ministrar uma série de palestras em universidades, veio também tentar entender o porquê do tamanho sucesso de sua "criação" em terras tupiniquins.E le acredita que a aceitação do povo brasileiro se deve a tadição de hospitalidade e confraternização que o Brasil carrega. Em entrevista a Folha de S.Paulo, Büyükkokten fala um pouco de sua vida e explica particularidades do site e suas polêmicas.

Orkut possui uma série de
publicações e contribuições científicas entre elas podemos citar o texto: "Seeing the Whole in Parts: Sumarization of Web Browsing on Handheld Devices" ( Vendo o Conjunto das Partes: Sumarização para a Navegação na Web em Handheld Devices) com a co-autoria de Hector Garcia Molina e Andreas Paepcke. Atualmente Büyükkokten se dedica ao Database Group sob orientação do Professor Hector Garcia Molina na Universidade de Stanford.

Linha do Tempo


Nenhum comentário: