domingo, 15 de junho de 2008

Jornalismo de Precisão


O jornalismo de precisão utiliza a aplicação dos métodos científicos de investigação social, proporcionando uma apuração mais profunda dos problemas reais mais característicos das notícias, numa sociedade crescentemente complexa, e assim diferencia-se daquele jornalismo de cunho mais literário que surgiu a partir dos anos 60.
Para a aplicação desta modalidade existe a necessidade de os jornalistas se prepararem bem para a complexidade do mundo de hoje, e não apenas escreverem bem. O jornalista deve se dedicar aos estudos das ciências sociais para poder dar ao fato noticiado um enfoque de ângulos mais apurados, e não aquilo que os leitores já esperam ler.

Entre os jornalistas atuantes, contudo, a aplicação do Jornalismo de Precisão encontrou grande resistência, devido a idéia de objetividade dos jornalistas. Para os que pregam a objetividade no jornalismo, não é função dos repórteres e editores assumir posição diante dos fatos, mas sim apresentar diferentes opiniões sobre os temas contraditórios. Sendo assim, muitos acreditam que os meios de comunicação não devem fazer pesquisas de opinião, e sim publicar as feitas por outros órgãos.

Utilizando o jornalismo de precisão, é possível evitar os grandes problemas do jornalismo convencional, como a dependência de fontes amistosas e os pré julgamentos e cognições do próprio jornalista, facilitando descobrir a verdade nos casos mais graves que acontecem na sociedade.
O jornalismo de precisão, que é uma potencialização do jornalismo investigativo, possibilita, mediante o emprego de muitas das ferramentas dos cientistas sociais, e frente às crendices populares ou do senso comum, demonstrar com dados bem elaborados, pesquisados e estruturados, os fatos e problemas sociais que muitas vezes passam despercebidos, e que, para as autoridades responsáveis, não existem.


Nenhum comentário: