O canal europeu de notícias 24 horas Euronews, um dos mais tradicionais da Europa, transmite sua programação em sete idiomas: português, espanhol, francês, italiano, alemão, inglês e russo. Mas o que chama atenção na grade da emissora não é o fato de utilizar diversas línguas para atender o público final, e sim, a proposta lançada pelo canal há alguns anos, o No Comments.
No programa, o que dá ritmo a notícia é a própria imagem, que vem acompanhada apenas do som original. A tradicional narração, aqui, não existe. De acordo com os representantes da emissora, “por vezes as imagens não precisam de comentário e são suficientes para permitir que o próprio espectador as julgue”. E mais, eles dizem confiar “na inteligência e julgamento daqueles que os assistem”.
Diante da aceitação, foi lançado o canal No Comments na internet. As reportagens, se é que podemos chamar assim, estão hospedadas tanto no site da emissora quanto na página especial criada no Youtube.
Não há como contestar o pioneirismo da emissora na forma de fazer telejornalismo. Porém, toda essa subjetividade em torno do lema “confiamos no julgamento do espectador” e “não são necessários comentários”, é quebrada quando se pára para refletir.
A narração quando acompanha as imagens, muitas vezes é criticada, pois pode trazer algum juízo de valor. As palavras têm peso.
Porém, ao selecionar uma ou outra imagem de determinado acontecimento, não há também um pré-julgamento? Não se transmite um juízo de valor?
Enfim, sem comentários... faça seu julgamento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário