domingo, 22 de junho de 2008

Meu Espaço

Avatar MySpace: rede e relações

Petra Bueno

O MYSPACE consistituido por um playground virtual. Onde a música e cultura pop, diversas comunidades e uma vasta rede virtual de conteúdo, amparada por grandes patrocinadores e investimento de alto porte. A rede de relacionamento virtual MYSPACE é um pólo de cultura popular, a maior comunidade on-line do mundo. Muitos dizem que o site substituiu a MTV, sendo possível sintonizar seu próprio canal e navegar para onde quiser.

Sua criação foi elaborada por meio de amigos que conhecem outros amigos, o MYSPACE (em português sinifica meu espaço) faz o maior sucesso nos Estados Unidos e outros países da Europa. Fundado em Agosto de 2003 por Chris DeWolfe e Tom Anderson, iniciou com uma comunidade de pessoas criativas que ambos conheciam em Los Angeles. Foi criado inicialmente com o objetivo de atrair pessoas criativas, fossem elas atores, artistas ou músicos. O sucesso foi atingido quando os fundadores notaram que os músicos e os admiradores de música eram os que mais utilizam o Myspace , e criaram o MySpace Music (portal da música independente na Internet) em 2004.

Sua audiência persiste em mais de 15 bilhões de visitas mensais, 140 milhões de membros. A maioria dos usuários do MYSPACE tem de 16 a 25 anos e 25% deles são registrados como menores - de 14 a 17 anos.

Já o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma versão própria do MYSPACE. A versão beta foi lançada em 5 de novembro de 2007. Segundo a empresa, antes que a versão de testes fosse lançada, em 5 de novembro, havia cerca de 300 mil brasileiros no MYSPACE. Durante a versão beta, esse número chegou a 1 milhão. Somente em 19 de dezembro, a empresa lançou oficialmente a versão brasileira do MYSPACE (em português). O site está para os Estados Unidos como o Orkut está para o Brasil.

MYSPACE é considerado o maior site relacionamentos o mesmo é pertencente à News Corporation, de Rupert Mudoch.

O MySpace tem entre suas características mais comentadas o fato de apresentar perfis de músicos, artistas e outras celebridades - nem todos reais, devido à facilidade de se cadastrar qualquer nome em sites desse estilo. Alguns "vips" e famosos, no entanto, têm preferido se reunir em redes sociais mais "restritas", como os sites A Small World e Vip Social Network. Segundo a Wikipedia, o portal A SmallWorld tem entre seus usuários celebridades como a socialite Paris Hilton, a modelo Naomi Campbell e o diretor e ator de cinema Quentin Tarantino. Para se cadastrar no site é necessário ser "indicado" por algum membro, como num clube fechado.

Segundo a Nielsen/NetRatings, o conteúdo gerado pelos usuários em sites desse tipo origina uma atualização constante desses espaços na Web, e isso estimula seus usuários a visitá-los com grande freqüência. No entanto, se não tem dúvidas sobre a crescente popularidade de sites desse tipo, a empresa de estatísticas diz não saber até que ponto as redes sociais construídas nesses sites são fortes e duradouras.

Nenhum comentário: