domingo, 8 de junho de 2008

Porque "Errare humanum est"

Texto com revisão somente do editor


Num mundo onde a informação ficou tão veloz quanto a luz, cada vez mais aparece sites e blogs, com informações jornalísticas. E muitas vezes se esquece o papel de cada profissional numa redação. Surge então um jornalismo independente, e quando me refiro a independência, falo de jornalistas que ignoram a correção do texto feita pelos editores. Qual o papel de um editor na redação? O editor é responsável pela supervisão e preparação de textos especializados numa publicação que abrange assuntos diversos, independentemente do veículo ser um jornal, revista, obra de referência ou outra qualquer.

Se pular a fase do editor e ir logo publicando uma matéria na web, logo teremos informações repletas de gafes jornalísticas, gafes que podem ser revisadas, para não causar um estranhamento ou desconforto ao leitor. O jornalista quando inicia sua carreira deve estar atento a possíveis erros no seu texto, e ter a humildade de saber ouvir e corrigir o texto quando o editor solicitar. O texto deve ser revisado pelo reporter várias vezes antes de enviar ao editor, comentendo assim menos erros.

Na foto acima o jornalista ignorou totalmente as observações do editor. Não tenho dúvida de que o texto foi corrigido, porém o texto ficou independente. (independente de editor, de leitura do jornalista, de gosto...). O texto foi publicado no site de notícias de Cuiabá o portal "24 horas News". É claro que o texto ja foi retirado do ar, e o jornalista provavelmente deve ter sentido, o tamanho da responsábilidade que tem um cominicador. Chegar ao mercado de trabalho sem prestar atenção aos detalhes do que esta escrevendo é assinar a carta de demissão, antes de ser admitido.

Nenhum comentário: