sexta-feira, 2 de maio de 2008

O jornalista não pode cometer erros!

Não basta fotografar ou escolher qualquer imagem, a foto tem que retratar verdadeiramente o assunto tratado. Neste caso não houve essa preocupação.


O jornalista cursa 4 anos de faculdade para obter o reconhecimento da profissão, para assim exercer a sua liberdade de expressão. Seu papel é estar sempre em busca da verdade e assim levar as informações de interesse social à público. Porém enquanto uns exercem com êxito a sua tarefa, outros cometem erros por não ter o devido zelo com a divulgação e/ou publicação do fato.

O Blog “Que Jornalismo é esse?” de Fábio Monteiro retrata este tipo de desmazelo com a notícia. Ele divulga notícias com graves erros de ortografias e informações, imagens não condizentes ao texto e manchete que vai contra a ética jornalística. Quando vemos estes tipos de falhas até rimos dos casos, mas ao analisá-los como profissionais nos envergonhamos.

O ditado popular diz que “errar é humano”. Este pode ser valido para qualquer ocasião, menos para o jornalismo. Os jornalistas não podem cometer erros. Quem se submete a este tipo de situação está disposto a colocar a sua carreira em dúvida. Pois perde a credibilidade do seu público-alvo.

Por mais que seja um jornalismo independente ou iniciante exige-se a mesma responsabilidade quanto a grande mídia. Os profissionais da comunicação seja repórter, produtor, cinegrafista, editor, redator, entre outros precisão trabalhar sempre em parceria. Já que um precisa do outro para a realização do seu trabalho. Não cabe a nós dizer quem é certo ou errado, mas vale ser ressaltado, que além de o trabalho em conjunto ser essencial, a atenção é indispensável.

Nenhum comentário: