sábado, 7 de junho de 2008

Mente que brilha

William Gibson em um retaurante

William Gibson é um escritor norte-americano. Escreveu Neuromancer, seu best-seller que vendeu mais de 6 milhões de cópias.É um dos fundadores do Cyberpunk junto com Bruce Sterling e John Shirley.

Cyberpunk é um subgênero da ficção científica, seu nome vem da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social.

Segundo William Gibson tem o indivíduo ciberpunk como uma espécie de "pichador virtual" que se utiliza de seu conhecimento acima da média para realizar protestos contra o sistema das grandes corporações, sob a forma de vandalismo.

Embora se considere que o ciberpunk, enquanto genero literário, está morto, as idéias que Gibson apresentou nos seus romances arrastam a outros contextos, artísticos, sociológicos ou técnicos. Alguns o criticam por sua posição de, enquanto Internauta, declarar que "não sou um técnico. Não sei como é que estas coisas trabalham. Mas gosto do que fazem e dos novos processos humanos que geram". Como escritor de ficção científica, diz que este género apresenta algumas ideias sobre o futuro, que poderão vir a resultar ou não.


Últimas entrevistas: Washington Post
Folha Ilustrada
Salon

Últimas Contribuições

Trecho do livro Reconhecimento de Padrões

Linha do Tempo

Nenhum comentário: