segunda-feira, 9 de junho de 2008

Investigações e escândalos no Alto Tietê

"Polícia: Agindo contra a própria sociedade?"

Mais uma vez a região do Alto Tietê, especificamente Ferraz de Vasconcelos, é citada nas páginas de dois importantes jornais do país: Folha de S. Paulo e O Estado de São Paulo. Recentemente houve o afastamento do (agora ex) delegado, Carlos José Ramos, responsável pela seccional de Mogi das Cruzes e o Grupo de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), suspeito de estar relacionado ao escândalo que envolve policiais civis da região acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Na semana passada surge mais um escândalo - também envolvendo delegados e policiais da região, durante a operação Carta Branca (operação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal que descobriu a quadrilha responsável pelo maior esquema de corrupção envolvendo o Detran de São Paulo). A quadrilha tinha cerca de 20 integrantes - descobertos até o momento - todos são responsáveis por contribuir e emitir CNH’s falsas, que já ultrapassou o número de 1,2 mil carteiras irregulares.

Com acontecimentos deste tipo a sensação que se tem é de, no mínimo, insegurança. Pois, a impressão que passa é de quem deveria ser do “bem” é do “mal”. Parece ser clichê e talvez seja mesmo, porém é exatamente assim que vem acontecendo, as pessoas responsáveis por garantir a segurança para a sociedade, agem totalmente contra ela, com descobertas deste tipo as pessoas começam a ficar descrentes da própria polícia, que por causa de uns acaba sendo julgada de forma generalizada, onde todos levam a culpa.

Claro que há os que zelam e trabalham com honestidade, mas por causa destes outros, acabam tendo seus nomes sujos, onde são julgados e condenados. À população parece que a solução é sentar e aguardar os próximos capítulos, diante de tantos fatos assim e cada vez mais absurdos, está e a única saída aparente.


Nenhum comentário: