O Jornalismo de Turismo deveria ser feito com viagens ao local de cada matéria. Por ser muito caro e cria dificuldades, os meios de comunicação têm sido feito matérias a distância, com a apuração do repórter realizada dentro da redação, por telefone ou internet.
Algumas das pautas podem ser sobre a cobertura de eventos, instituições que geram produtos e fatos, as políticas públicas para a área e o dia-a-dia do setor.No Brasil, existem veículos dedicados a esse tema com a revista Viagem e Turismo, da editora Abril, a revista National Geographic publicada pela editora Abril, entre outras.
No Fantástico, (programa da rede Globo), o quadro "A fantástica volta ao mundo", com o jornalista Zeca Camargo, é um exemplo claro disso. Em um blog, o jornalista registrou todos os passos de sua viagem, como também seu sentimento em relação à cultura dos lugares em que passou durante quatro meses.
Infelizmente, esse jornalismo ainda é caro e pouco utilizado. Resta saber se vale a pena.
Um comentário:
::Reb, há que se observar o fato de haver algumas saídas:
1. Pautar-se dentro do que efetivamente é interessante e subsidiar a ida do repórter: duvido que os produtos não rendem a ponto de subsidiar;
2. É possível fazer parcerias para custeio
3. Algumas empresas deixam o repórter viajar a convite, e isso é o jabaculê disfarçado
@_@"
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