Um bom jornalista, deve ser amigo de todos, não deve ter pudores e ser ético o tempo todo, com os leitores, mas além disso o jornalista deve ter suas fontes, seu networking para poder escrever boas matérias, com informações verdadeiras, além de ter o privilégio de obter os furos de reportagem. Para se conquistar essas fontes leva algum tempo, porém o jornalista deve criar meios para buscar informações que ele precisa para sua pauta.
.Segundo o administrador de empresas e comentárista de empregos Max Gehringer, ter um bom grupo de relacionamento pode garantir maiores chances para a conquista das melhores vagas numa coletiva de imprensa, ou numa entrevista, e, assim, a conquistar o sucesso profissional. Em entrevista ao blog CEO, Max Gehringer destacou: “No mercado de trabalho, não é preciso ser melhor do que ninguém. O fundamental é ser melhor do que você mesmo foi ontem”.
.
Uma pesquisa realizada pela empresa de comunicação Textual, descobriu que 82% dos jornalistas num universo de 100 profissionais da midia, entrevistados em 5 estados do Brasil, usam blogs como fonte de informação para suas reportágens e matérias. As cidades que participaram da pesquisa foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e Brasília. Quando perguntado aos jornalistas a nota que dariam aos blogs que usam para suas consultas 55% dos entrevistados deram nota 6.
.
Segundo Carina Almeida, diretora da Textual, o uso dos blogs pela imprensa é uma mostra do potencial de comunicação em conteúdos participativos, tais como: blogs, comunidades como Orkut, Youtube e Wikipedia, a diretora acha importante que as empresas se atualizem quanto as novas midias. As mídias participativas devem ter um monitoramento maior por parte das empresas e da mídia, pois acabam sendo o canal que realmente identifica as tendências e opiniões da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário