domingo, 8 de junho de 2008

Inovações que acontecem na Web

"Ubuntu: desenvolvido para facilitar o entendimento diante de um computador"

THALITA MANFIO


Conhecido mundialmente por suas criações, por ser dono de uma fortuna e, também, por ter sido o primeiro turista espacial, o sul-africano especializado em finanças e tecnologia da informação Mark Richard Shuttleworth, marcou a história da web com suas importantes criações, que visam principalmente a questão de praticidade na utilização do computador. Após vender sua empresa de segurança de internet (Thawate Verising) tornou-se milionário. Ele é o fundador da Canonical Ltd, responsável pelo desenvolvimento das distribuições Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu, que encontram-se em todo o mundo. Alguns pontos importantes da entrevista realizada em 15 de maio de 2008.

Mark Shuttleworth, após vender sua empresa Thawate Verising (uma das primeiras empresas a ser reconhecida pela Microsoft), fundou em 1999 HDD Venture Capital e The Shuttleworth Foundation.
Na criação de HBD, cujo nome foi inspirado na frase “Here Be Dragons”, foi utilizado na discrição de mapas precoces em territórios antes nunca explorados. A empresa atua em diversos e variados setores, como software, serviços de telefonia móvel, serviços farmacêuticos, entre outros. Mark também foi responsável pela fundação da The Shuttleworth, que trabalha em função de melhorar a qualidade e aumentar a esperança com relação à educação na África.

Junto ao Ubuntu e também para facilitar o entendimento do usuário, foram criadas derivadas do projeto -
Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu. Todas essas e outras, englobam desde as escolas até procedimentos mais sofisticados, como criação de conteúdos de multimídia.

No ano de 2002, Mark foi o primeiro sul-africano e o segundo turista espacial. Passou durante um ano estudando e trabalhando no projeto e, como complemento, se formou na Star City. Foi lançado a partir de Baikonour, no Cazaquistão e, após dois dias, foi unido à Estação Espacial Internacional. A bordo da ISS, foram oito dias de “missão”, onde experiências científicas foram frutos deste acontecimento. Daí em diante Mark trabalhou para compartilhar e orientar os alunos da África do Sul sobre ciência, matemática e tecnologia.


No ano de 2004 ele fundou o Ubuntu – traduzido significa “humanidade para com os outros”, cujo baseia-se no sistema Línux, que é o ideal para laptops, desktops e servidores, nela há todas as “ferramentas” necessárias, com navegador web, apresentação, mensagens instantâneas, entre outras. A cada mês é lançada uma versão do Ubuntu, onde
está disponível para download gratuito para as arquiteturas x86, PowerPC e x86-64. Atualmente uma organização é responsável em manter a distribuição via cd para todo o mundo. Alguns dos lançamentos anteriores foram: 1) 20 de outubro de 2004, versão 4.0; 2) 26 de outubro, versão 6.10 e, ainda para este ano, também em outubro, será lançada a versão 8.10.

Em Maio de 2007, Mark Shuttleworth anunciou que a Canonical iria dar início ao desenvolvimento do projeto "Ubuntu Mobile & Embedded Initiative" em parceria com a Intel.


A distribuição mundial do Ubuntu analisada pelo site especializado em catalogar o desempenho e uso de distrus
Línux, Distrowatch, deu ao Ubuntu em 2007 o primeiro lugar, pois foi considerada a maior distribuição. O fabricante internacional de equipamento informático Dell, em maio do ano passado, escolheu o Ubuntu como a distribuição Linux, que foi selecionada para equipar seus respectivos computadores – desktop e notebook.

Linha do Tempo

Via: Wikipédia

Nenhum comentário: