quinta-feira, 26 de junho de 2008
Comunicação está a serviço do consumo
Onde tudo começou...
O homem sempre teve necessidade de contar a sua história e para isto desenvolveu todo um sistema de comunicação utilizando o que possuía , a voz, os gestos e os desenhos que se transformaram em inscrições, símbolos, códigos e mais tarde em um sistema de escrita contando com a cumplicidade do grupo social que tinha o desejo de compreender estas historias para comparar com a sua e poder contar também e dessa forma satisfazer a necessidade de pertinência e contribuir para a formação e herança cultural do grupo.
Essas historias passaram a ser muito bem contadas e quando isso acontecia formava se uma grande platéia e isto despertou o interesse de alguns que incrementaram com o uso de técnicas de impostação de voz e instrumentos rudimentares mas que chamavam a atenção do povo que se aglomeravam entorno do som de um berrante, sopro através de um chifre retirado de um animal abatido, de um tambor, feito de madeira e couro de animais, de uma corneta, isto aconteceu mais tarde com o domínio da metalurgia.
Nos finais dos encontro aproveitando o multidão muitas coisas eram acertadas entre elas as trocas de produtos excedentes o tal do escambo, onde eram supridas as necessidades de subsistência apenas sem a preocupação com o lucro, com o acumulo de riquezas com a ocupação de lugar de destaque, importância , de comando o mais conhecido hoje com o tal de status.
Num dado momento devido a procura dos mesmos alguns começaram a voltar com grande diversidade de coisas que podiam ser trocadas por outros tantos chegando o momento de adquirir até mesmo o que não precisava para a sua subsistência só começou a lucrar e ai da sua história contada surgiu a oportunidade de comerciar, de vender e comprar produtos obtendo o tão saboroso lucro.
É com base no avanço de tecnologia na ampliação e adequação destes instrumentos rudimentares da comunicação social e na relação de consumo de produtos como também de serviços que Ernani Coelho Neto e Giovanni Floridia analisam em seu artigo que discute a importância da internet na circulação de informações sobre produtos e serviços e apresenta a noção de circuito online de comunicação relacionada ao consumo onde o homem alem de contar também mostra a sua história só que com uma grande diferença muita gente e alem de ser para muita gente ainda poder ser na hora que está acontece.
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Um comentário:
:: Daniel, você retoma alguns aspectos antropológicos fundantes da comunicação, direcionando depois para o escambo. Mas senti a falta de uma amarração com a função jornalística, por exemplo no tocante ao jabaculê.
@_@
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