sexta-feira, 13 de junho de 2008

Matemática - "faz parte"

A matemática, com o tempo será cada vez mais presente nas formas de trabalho no jornlaismo



Na busca de aprimorarmos a qualidade das notícias, por vezes nos esquecemos que muitos dos termos utilizados por esse mundo novo – A INTERNET – são desconhecidos por parte dos jornalistas, ou melhor dos alunos de jornalismo, e essas questões suscitam a necessidade de uma melhor preparação dos profissionais para lidar com as tecnologias no jornalismo.

Desse modo em especial, é preciso termos consciência que hoje se faz necessário discutir a formação dos futuros repórteres. Não caberia nas grades curriculares de hoje, matérias direcionadas as novas mídias? Ou como usar as novas ferramentas do fazer jornalismo, como a matemática, por exemplo?

Entendemos que as principais ferramentas para a execução das matérias na atualidade são computador,a informática e a rede, e um pequeno detalhe, a habilidade utilizá-los.

Para Meyer, o jornalista de um futuro já quase presente vai necessitar de conhecimentos em pesquisas quantitativas e de opinião, pesquisa de campo, ferramentas de informática e uma boa base em estatística e matemática para operacionalizar o trabalho jornalístico.

Inicia-se então o “pesadelo” daqueles que escolheram comunicação social como profissão, aprender matemática, estatística, etc..., para uma profissão que outrora contrariava-se aos números, será um duro desafio.

A utilização das
tecnologias da notícia na produção jornalística pode ser um inestimável aliado. Porém, apesar de sua crescente importância e dependência da tecnologia, não podemos esquecer que o bom jornalismo continuará baseado nos mesmos princípios de sempre; selecionar, apurar e redigir a notícia, buscando manter o sentido ético que a atividade exige.

Nenhum comentário: