sábado, 7 de junho de 2008

O site que mudou a história da Internet


Mara Nunes

Os jovens gênios Chad Hurley e Steve Chen, são autores da grande idéia da criação do Youtube. A idéia do Youtube foi criada pelos dois, para possibilitar que milhões de pessoas que não têm chance de aparecer na televisão, tivessem então a oportunidade de criar e públicar seus próprios vídeos, bem como assistir aos vídeos de outras milhões de pessoas. No início o site chegou a ser conssiderado como a nova televisão, mas aos poucos foi ficando claro que a vocação do site eram os videos caseiros e os mediatismos.

Steve Chen, nasceu no Oriente, porém passou toda sua infância nos Estados Unidos e esse é um dos principais motivos que o faz ter muito mais interpretações sobre a utilização do Youtube. Em uma entrevista sedida ao Jornal da Globo a quatro semanas, ele relatou que o site que ele criou pode ajudar a diminuir conflitos, como a complicada relação política entre Taiwan e a China. Ele acrescenta que sem o Youtube a população de lá não tem como dizer o que pensa.

O site recebe mais de dez videos por dia, apesar disso e do imenso número de visitas diárias, o You Tube não gera recursos. Mas esse “pequeno” detalhe não intimidou o Google, que pagou U$1,600 (um bilhão e seissentos milhões de dólares) aos jovens criadores do site á quase dois anos. A compra do google aconteçeu em Outubro de 2006. Em entrevista ao Jornal da globo, Eric Schmidt, Diretor do Google revelou que a empresa ainda estuda uma forma de ganhar dinheiro com ele, mas, mesmo que o You Tube nunca dê lucros ele pretende mantê-lo pois o site tem milhões de usuários e ressalta que isso é um fenômeno.

Mesmo tendo embolsado milhões de dólares, os ex-donos do Youtube não pretendem se aposentar tão cedo. Atualmente a dupla milionária Harley e Chen, estão trabalhando em cima do desenvolvimento de novas ferramentas e novas tecnologias para expandir o avanço do Youtube. Para isso investiram parte da fortuna em uma nova sede de trabalho, com o triplo de funcionários em um prédio luxuoso diga-se de passagem.

Tudo isso acrescentou uma mudança radical na vida dos dois. Ricos e famosos, eles mal consseguem trabalhar últimamente pois são grandes os números de pedidos de entrevistas a programas de TV. As três últimas aparissões na mídia e as mais comentadas são: O vídeo gravado por eles na saida de um restaurante, anunciando que haviam vendido o site para o Google, esse video esta disponivel no Google. Logo após, as Tvs americanas aproveitaram a deixa e começaram a comentar o assunto constatemente. A última entrevista foi sedida recentemente, a exatamente 4 semanas ao Jornal da Globo, que inclusive pode ser acompanhada nesta postagem.

Linha do tempo:

Nenhum comentário: