sábado, 7 de junho de 2008

Jean Baudrillard

O autor Jean Baudrillard

Sociólogo, poeta e fotógrafo Jean Baudrillard tem desenvolvido uma série de teorias que remetem ao estudo dos impactos da tecnologia na comunicação, da mídia e na sociedade. Ele acreita na realidade virtual que discute em suas teorias a estrutura do processo em que se constroi a cultura de massa, participando do princípio de uma realidade construída.
Suas teorias batem de frente com o que chamam de "verdade absoluta", onde leva ao questionamento dos signos imposto pelo sistema. Outro objeto de estudo é o impacto da tecnologia e das representações dos discursos servindo de objeto de estudo. Sua ironia é fundamental para seu objetivo quanto a desenvolver e levantar hipóteses e polêmicas sobre questões atuais que define o papel que o homem ocupa.
Para Baudrillard, a tecnologia deve ser capaz de se expandir sem ultrapassar limites. Ele diz que as redes geram uma quantidade de informações que ultrapassam limites a ponto de influenciar na definição da massa crítica. Ele acreditava que a tecnologia estava contaminando os meios que sustenta este sistema. Baudrillard acreditava no “feudalismo tecnológico” que é a servidão voluntária resultante de um sistema que se movimenta num processo contínuo de auto-sustentação.
A tecnologia para o filósofo também ajuda a integrar o que antes estava separado, aproximar distâncias e a definir juízo de valor. Disse que a máquina tem se transformado em um elemento virtual, onde o ambiente é simulado criando uma ilusão na informação e nas desboretas, pois tudo já é pré-estabelecido fazendo da realidade num mundo virtual.
Suas obras têm sido uma fonte de inspiração. Um de seus livros Simulacro e Simulação foi que levou os Irmãos Wachowski a criar a trilogia Matrix. Mas esse filósofo criticou a teoria mal interpretada. Suas obras são o Sistema dos objetos; À sombra das maiorias silenciosas; Simulacros e Simulação; América; Cool Memories; A troca impossível; O lúdico e o policial.

Nenhum comentário: