quinta-feira, 12 de junho de 2008

Web Semântica, a busca pela organização!



Web semântica, a informação legivel para as maquinas


A Web Semântica é basicamente uma evolução da nossa web atual. Apresenta a recente história da Web Semântica que objetiva compreender, estruturar e gerenciar os conteúdos armazenados na web, na forma de texto, som, imagem e gráficos a partir de valoração semântica desses conteúdos.


O objetivo principal da Web semântica não é, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem as informações legíveis para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas.


Isto é, tornar uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas também as máquinas. Assim, elas poderão nos ajudar em tarefas que hoje, invariavelmente temos que fazer manualmente. Com isto as máquinas compreenderão essas informações e poderão nos auxiliar com precisão em tarefas corriqueiras.


Com as informações devidamente organizadas, fica fácil de criar sistemas e robô de busca mais inteligente e ágil via Web. Informação organizada deste modo fica fácil para os sistemas encontrarem informações mais precisas sobre um determinado assunto, tornando a busca precisa.


Na web semântica, o conjunto de recursos e links também são identificados por URI's, mas podem ser "tipados". Consiste em atribuir um tipo à relação entre dois recursos. Forma-se o conceito chamado de triplas (Um recurso, uma propriedade e um valor). Neste contexto, uma relação entre dois recursos possui uma propriedade que permite atribuir significado à ligação. A diferença entre os modelos é que agora o conhecimento está formalizado de uma maneira estruturada.


Antes da internet, o homem viveu o grande desafio de recuperar o conhecimento perdido em livros e documentos. Contudo, a internet mudou este cenário tornando a busca por informação e conhecimento disponíveis a um clique. Entretanto, tal fato gerou a sobrecarga de informações que dificulta distinguir entre a informação relevante e o lixo. O desafio agora é outro, conseguir organizar todo este conhecimento, este é o desafio da Web Semântica, encontrar a informação certa, na hora certa.


Isso proporciona um ambiente de trabalho mais preciso, onde máquinas e usuários trabalhem em conjunto.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: caiio, legal sua abordagem sobre algo que dificilmente se pensa. Isso faz lembrar-me uma cena do filme Matrix Reloaded, quando um ministro diz ao Neo: "Eu não preciso saber como funcionam as máquinas, mas sim que elas funcionam".
Tecnologia é algo dentro ou fora de de nós!? Se está fora é porque algum dia esteve em nosso pensamento.
Sendo assim...
Penso que faltou vc oferecer umas tecnologias e o arrojo deste funcionamento: vc foimais Neo ou o Ministro!. ou fora