terça-feira, 17 de junho de 2008

Jornalismo de Precisão

Domínio de softwares é apenas um item diferencial do jornalismo de precisão


O jornalismo de precisão é considerado por estudiosos como um segmento mais aperfeiçoado do jornalismo investigativo. Também pode-se dizer que é a combinação de jornalismo e ciência. Porém, hoje em dia, no mercado jornalístico o que se vê são notícias sem contextualização, sem aprofundamento, as chamadas notícias curtas, factuais. Diferentemente deste segmento do jornalismo que pouco se vê no Brasil. Talvez seja porque ele veio tardiamente e não gerou interesse de jornalistas ou até mesmo porque seu estudo é mais árduo, onde a pesquisa é o fundamento de tudo, há mais complexidade nas análises de cada assunto. Muitas vezes as informações são geradas de especialistas e têm que haver a transformação para a linguagem mais clara para repassar aos leitores.

O jornalismo de precisão é como se fosse um quebra-cabeça, que dia após dia você vai encaixando cada pecinha com paciência e determinação, para que no final consiga um trabalho perfeito e exato. Não pode haver dúvidas e nem aos menos questionamentos sobre o tema estudado. É feito um tratamento da verdade, nada pode ficar omitido ou ao menos passar desapercebido. Como o que acontece muitas vezes na política brasileira, muitas vezes o cidadão engole imensos “sapos”, porque não entendeu algo ou porque não tinha ferramentas suficientes para argumentar com a autoridade em questão.

O jornalismo de precisão busca a constatação de verdades, escuta diversificados pontos de vista e norteia sempre informações de fundamento científico. Este segmento do jornalismo é uma alternativa interessante para quem quer superar as limitações do jornalismo convencional. E há uma grande importância em questão: o princípio de sempre se obter a verdade ou se aproximar o quanto possível dela. O jornalista deve sempre zelar pela clareza para seus ouvintes, leitores, telespectadores. Com isso, a precisão é uma ótima ferramenta de trabalho e é sabido que através dela seu foco terá mais excelência e terá mais veemência diante de inúmeras situações. Pode-se dizer que o jornalismo de precisão seria muito bem aplicado na época de campanhas eleitorais.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Camila, realmente pouco se fala em jornalismo de precisão, e quando se aborda isso, muitos pensam ser apenas uma técnica, quando na realidade além de um segmento, o mesmo exige muita especialização: são verdadeiros estrategistas. Até onde sei, a categoria e mesmo o Sindicato dos Jornalistas pouco discutiram tal questão. Se puderes ampliar com novas abordagens, certamente contribuirás muito.
@_@"
►◄