domingo, 8 de junho de 2008

Drama do jornalismo ambiental

Jornal Meio Ambiente: versões virtual e impressa para tratar da temática ambiental

Destaque na mídia mundial, temáticas ligadas ao meio ambiente são hoje as que mais preocupam a opinião pública. A tendência é que, com os fatos ligados à temática acontecendo a cada segundo ao redor do mundo, o assunto não se esgote rapidamente. O drama? Faltam profissionais qualificados no mercado para cobrir essas pautas.

Chama-se Jornalismo Ambiental a especialização da profissão jornalística nos fatos relativos ao meio ambiente, ecologia, fauna, flora, e natureza. As pautas incluem a cobertura de eventos naturais, agendas, acompanhamento de políticas públicas para a área e o dia-a-dia do setor.

No Brasil, a cobertura ainda está concentrada nos portais e comunidades da internet, como o Comunidade Ambiental, EcoAgência, Agência Envolverde, Ambiente Já, O Eco, Estação Vida, e as exceções, Revista Eco 21 e Jornal do Meio Ambiente, que também possuem a versão impressa.

Infelizmente, a cobertura nos veículos de comunicação de massa tradicionais é precária. Antigamente o principal problema era o espaço. Hoje não há como não dedicar algumas páginas ou tempo ao assunto, mas a cobertura é feita de forma a exagerar os fatos. Pode-se dizer até que tende a possuir um tom sensacionalista. Raras são as exceções.

Mesmo assim é uma área que vale o investimento. O público pede. E o mercado necessita de profissionais que façam valer um espaço digno ao tema.

Leia mais:

Meio ambiente: quem viver, se viver, verá

Aquecimento Global na Imprensa Brasileira

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Milena, aliás, o tema do Intercom deste ano refere-se ao Meio Ambiente.
Que tal participar!
Será que os jornalistas têm noção e os editores estão pautando corretamente!?
Ultimamente tem-se falado muito sobre a Amazônia, mas sobretudo pelo efeito biodiesel! Fumaça, que encobre a mata!
@_@"
►◄