sexta-feira, 13 de junho de 2008

Web Semântica: Internet Inteligente

Nova tecnologia tem processos parecidos ao cérebro humano.

Bibliotecas, livros e densas pesquisas não fazem mais parte da realidade do século 21. Antigamente as pessoas ficavam horas e horas nas bibliotecas à procura de informações e/ou conteúdos de seu interesse e por muitas vezes saiam dela carregados de livros.

Com o surgimento da internet e o avanço tecnológico os modos de pesquisas têm se modificado. Os sites de buscas tem permitido ao usuário, através de palavras-chaves, ter livre e fácil acesso à conteúdos específicos. Porém, estas ferramentas ainda estão sendo “moldadas” à necessidade do usuário, ou seja, a busca por uma internet “inteligente”.

O cientista inglês Tim Berners-Lee que criou a web em 1991, depois de várias pesquisas trouxe a Web Semântica ou Web 3.0 para nosso mundo virtual. Esta ferramenta segundo Carlos Augusto Hentges, “trata-se de um conjunto de medidas que pretende criar um significado, ou sentido, para tudo que habita a rede.” Pode-se compreendê-la como um filtro, em que se separa o que é necessário e descarta o que não convém. Esta tecnologia providencia novas possibilidades para a gestão do conhecimento, ou seja, ao invés de palavras-chaves utilizarão modos mais inteligentes e eficazes.

Como os computadores ou mesmo a internet não são capazes de “pensar” por conta própria, essa nova ferramenta vem contribuir para que as pesquisas se tornem mais refinadas. “Você acessa uma ferramenta de busca online e faz uma pesquisa pelo termo “casa”. Vão surgir mais de 400 milhões de referências. Claro que é sua obrigação refinar a pesquisa. Ainda assim, a chance de haver muita informação que você não deseja é enorme. Isso acontece porque os programas de computador não são capazes de realizar a série de associações contextuais que são próprias da cognição humana.”, explica Hentges.

Segundo Gisele Vasconcelos Dziekaniak e Josiane Boeira Kirinus a Web Semântica proporcionará não somente aos usuários de entenderem as informações como também as máquinas. “Enquanto a web tradicional foi desenvolvida para ser entendida apenas pelos usuários, a Web Semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas, na forma de agentes computacionais, que são capazes de operar eficientemente sobre as informações, podendo entender seus significados. Desta maneira, elas irão auxiliar os usuários em operações na web.”

Com a Web Semântica é possível analisar muito mais informações com menos trabalho e resultados mais precisos. Porém, mesmo com suas contribuições é necessário que se tenha cautela quanto ao processo de obtenção de dados. Pois como um cérebro humano, ao processar informações e criar significâncias esta web não está isenta de falhas.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Vanessa, muito bom seu texto! Será que você não esqueceu de dizerou linkar onde estão estes "malucos" que estão bolando esta nova vida virtual! Já ouviu falar de um tal W3C !?
@_@"
►◄