sábado, 7 de junho de 2008

Oh Yeon Ho, dono do mundo virtual na coréia

Oh Yeon Ho criador do maior site coreano

Oh Yeon Ho, formado em literatura, pós graduado em jornalismo e com Phd em comunicação de massa, Oh Yeon Ho, inventor do site “OhmyNeus”, titulo inspirado na expressão “Oh May Good” ( Ah meu Deus), voltado para o mundo jornalístico virtual. Sua visão era que “cada cidadão é um repórter”, sendo reconhecido por outros colegas, através de comentário sobre seu texto.

Hoje o OhmyNews tem mais de 60000 mil repórteres cidadãos. Atualmente cerca de 15 milhões de visitante por dia. É algo com 35% da população Sul-coreana, e mais do que a soma da circulação diária dos dois maiores veículos impressos do país.

Muitos não acreditavam na invenção do coreano. Pois especialistas passaram admirar o comportamento do site, até mesmo o ex-vice presidente do Estados Unidos Al Gore, que elogiou o trabalho do Oh Yeon Ho, pois já virou livro e gerou vários debates entre jornalistas, muitos a favor outros contra. Podemos comparar o OhmyNews com a Rede Globo, Portal Terra, Uol, Folha de São Paulo, TV Bandeirante, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), entre outro veículo que se encontra no Brasil.

Com o sucesso na Coréia o empresário Oh Yeon Ho, passou a ter uma versão inglês em 2004, e japonês, Além do site, há uma versão impressa, distribuída semanalmente na Coréia, com tiragem de 150 mil exemplares. A partir de então, usuários de qualquer país têm a oportunidade de colaborar.

Para ter uma idéia, em 2007 o site fechou com um faturamento de 2 milhões de dólares, hoje passam de 2,2 milhões de dólares, por mês, Pois cada repórter que posta um texto ganha 01 dólar, pouco dinheiro para um trabalho tão arriscado e comprometedor, é o ponto de vista de alguns especialistas da área jornalística, mas o internauta não esta interessado em ganhar dinheiro, o objetivo dele é contribuir com o mundo virtual, contar sua história relatando os fatos mais importantes e transporta para o site.

Projeto: Site OhmayNews

Foi criado no dia 27/02/00, uns dos maiores sucessos do mundo virtual “OhmayNews” um site voltado para o mundo virtual, onde já virou livro, debates entre os especialista e esta entre
os mais visitado no mundo.

27 de fevereiro 2000


Criação: Site OhmayNews em versão Japonesas

Com o sucesso do primeiro site “OhmayNews” em coreano, o Oh Yeon Ho, resolveu criar um site em Japonês que não teve sucesso com relação ao que foi criado em 2000.

02 de dezembro 2004

Criação: Site OhmayNews em versão Japonesas

Com o sucesso do primeiro site “OhmayNews” em coreano, o Oh Yeon Ho, resolveu criar uma em Inglês em 2000

02 de dezembro 2004

Nenhum comentário: