terça-feira, 3 de junho de 2008

Jornalismo Robotizado


De acordo com alguns sites e alguns especialistas, sites robotizados são caracterizados como portais de notícias automatizados que capturam notícias mundo afora, onde o conteúdo é editado por programas inteligentes, sem que haja necessidade de interferência humana.
O maior exemplo deste tipo de site é o
Google News que publica notícias de todo o mundo, recolhidas de diversos, jornais, revistas, páginas da web, entre outros locais, classificando-as em diversas editorias, publicando-as e gerando a página na web automaticamente.
O site é programado para reprodução em 41 idiomas diferentes, como português, inglês, espanhol, e outros menos falados como o sueco e o grego e também possui páginas personalizadas para vários países e também é uma ferramenta bastante útil na busca de notícias.
Críticos questionam esta prática da não participação humana e devido ao grande número de queixas, a
versão americana possibilitou ao leitor a adição de comentários, ainda que estes passem por uma análise de autenticidade de autoria antes da publicação.
O Observatório da imprensa, através do blog
Código Aberto, faz comentário sobre o a abertura para os leitores realizada pelo Google News e sobre a interatividade proporcionada pelos blogs e sites de webjornalismo que dão mais espaço para o leitor comentar e também publicar o seu material.
Os sites robotizados que realizam uma espécie jornalismo robotizado talvez possam não ser considerado como jornalismo, pois este termo é pouco divulgado e consequentemente pouco estudado para poder se tirar uma conclusão sobre isso, mas de fato representam uma boa opção de navegação de notícias.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Valeu Arnaldo: dimensionou bem esta questão. Mas certamente ainda há muito que dizer. Que tal vc enveredar pelos meandos da web invisível!? Fica o "convite"!
@_@"
►◄