quinta-feira, 26 de junho de 2008

Web semântica: Vc Repórter


A necessidade de estar à frente dos fatos leva muitas emissoras a buscar alternativas para driblar a imediatismo imposto pela internet
O jornalismo tornou-se ainda mais dinâmico as emissoras de rádio e televisão foram obrigadas a se adaptar a essa nova tecnologia, muitas vezes pautando-se por ela.

A sessão Vc repórter, do site Terra, é um espaço destinado a postagem de notícias vindas de colaboradores que não necessariamente sejam jornalistas. As informações recebidas, são analisada pela equipe editorial do site que antes da publicação, checa os dados.

Para participar, inicialmente, é preciso preencher um formulário, ler e aceitar o termo de autorização de uso das informações, (fotos, vídeos e/ou áudios da produção independente.) Menores de 18 anos deverão ser representados por seus responsáveis legais. Só após todo esse tramite que é possível à postagem do material.

O jornalismo “open source” possibilita variar a estrutura sobre qual é construída a notícia , não se prendendo aos padrões do jornalismo tradicional, neste caso, o relato em primeira pessoa, repudiado pela linguagem jornalística, é bem aceito .

Além disso, os veículos de comunicação utilizam destes artifícios, tem a oportunidade de interagir com quem utiliza os serviços, seja telespectador, seja ouvinte ou internauta.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Nicastro, parece haver um equívoco em seu enfoque ou eke está misturando duas sintonias. Uma "coisa" é a web semântica, outra é o open source. Em que ponto ambos se encontram!? Não consegui perceber essa amarração. valeria a pena rever alguns conceitos, e talvez priorizar um deles, que certamente darão bons desdobramentos! Vai nessa!
@_@♫
► ◄