sábado, 14 de junho de 2008

A INVESTIGAÇÃO COMO ELEMENTO PRINCIPAL


O termo jornalismo de precisão surgiu para diferenciar o jornalismo literário comumente encontrado nos jornais, revistas e etc. do jornalismo científico, baseado em pesquisas mais aprofundadas. Não é meramente o escrever, o poetizar a informação. O jornalismo de precisão só é produzido quando são realizadas pesquisas para que se chegue à conclusão do fato. Deve oferecer a notícia na sua maneira mais verdadeira possível, com todos as suas causas e conseqüências.

Devido à complexidade da sociedade, este segmento veio para mostrar como se deve aplicar os conceitos de jornalismo e investigação em diversos veículos de comunicação. Há que diga que este viés do jornalismo seja o futuro da classe jornalista, pois só quem estiver disposto a “entrar de cabeça na notícia”, buscando todas as suas informações e desdobramento, poderá ser um bom jornalista tendo em vista a era atual em que vivemos, onde muitas pessoas escrevem de muitas coisas, porém todas superficialmente.

Por esse motivo, estamos vivendo uma precariedade das informações, pois não é sempre que acontecem abordagens tão intensas como no caso Isabella, onde toda a investigação possível foi aplicada para a veiculação da notícia. Se formos esperar para que mais fatalidades como esta aconteçam para que possamos colocar em prática este segmento do jornalismo, todos hão de convir que este tipo de jornalismo perderá suas características de informação e passará a atuar na mídia como entretenimento, afinal acontecimentos como este tornam-se muito mais uma novela do que realmente uma notícia.

Nenhum comentário: