sábado, 7 de junho de 2008

Sr. Gozub fala sobre comparações com site norte americano

Site gozub, último trabalho online de Helder Santos

Eloá Godoy


Helder Santos, 40 é o criador do site Gozub, seu último projeto online. Ele é natural de Divinópolis – MG mas mora na capital paulista há 10 anos. O Sr. Gozub, como também é conhecido, se formou em engenharia e trabalhou durante alguns anos na Ericsson Brasil. Deixou a empresa em 2000 para lançar uma startup em Internet.

O site Gozub é uma plataforma de microblogging semelhante ao Twitter, mas voltada para o público brasileiro. O sistema aceita diversos sérvios de mensagem instantânea, inclusive o MSN. Basta adicionar o Gozub e enviar as mensagens. O slogan também é parecido com a versão norte-americana : “O que você está fazendo agora?”

Sobre as diferenças entre os dois, o criador explica ao site prática: “Caso você venha a comparar o Twitter e o Gozub quanto a funcionalidades, diria que ambos possuem funcionalidades bastante parecidas. Porém o foco que estamos querendo dar ao Gozub é do mesmo ser uma ferramenta mais de comunicação em grupo, agregado a sua função de micro-blogging.”
Questionado sobre a possibilidade do Twitter lançar uma página em português, Helder responde que quando o assunto é sobre Redes Sociais, o uso da palavra local é muito importante. Ela consegue gerar um reconhecimento do público local aderindo e tomando posse para si da mesma. “Portanto, o fato do twitter lançar em português não é nossa grande ameaça mas, nossa grande ameaça é do público de língua portuguesa não aderir ao Gozub. E isto está bastante atrelado ao nosso esforço de marketing e também a um grande fator que é a Blogosfera Brasileira e Portuguesa” acrescenta ele.
Ao comparar com o orkut, Helder afirma que o site de relacionamentos, apareceu quando não existia uma proposta local e assumiu os usuários. Isso fechou a porta para iniciativas locais. Qualquer iniciativa local após a mesma não daria certo. Contudo não é o caso para outras páginas onde não exista uma expressiva massa de usuários locais para uma específica aplicação de Rede Social. Este é o caso do Gozub.
Segundo entrevista dada ao site naweb2 em 19 de agosto de 2007, "assim como outros sites que estão para ser lançados pela Ventura, Intelligence, não possuem por trás nenhum investidor." Porém o objetivo é que haja um responsável que suporte o seu crescimento, principalmente no que diz respeito à infra-estrutura e expansão do seu mercado para países de línguas latinas. Hoje são apenas duas pessoas que dão suporte ao site em termos de negócios e possuem uma equipa de desenvolvimento fora do Brasil.

Helder afirma que objetivo é focar em países de língua latina, inicialmente língua portuguesa e em seguida espanhola. “O idioma é uma barreira considerável no que se refere a usabilidade/atratividade para os usuários de língua latina e também quanto a aplicação que esse publico dá para as plataformas de Rede Social. Uma plataforma aqui no Brasil pode ter comportamentos de uso bem diferentes daqueles dos países não latinos.”

Nenhum comentário: