domingo, 8 de junho de 2008

Ser repórter fotográfico

Um olhar crítico na hora de fotografar


A profissão de repórter fotográfico exige tanto quanto a do jornalista redator. Ter suas fontes e contatos é essencial, pois o repórter fotográfico vai trabalhar com uma grande quantidade de pessoas todos os dias. Os repórteres fotográficos devem ser profissionais, desinibidos e criativos, devem revelar ousadia, agilidade e uma incrível sensibilidade artística na hora de fotografarem. Uma fotografia composta por elementos chave, pode virar a capa do jornal no dia seguinte.

Os repórteres fotográficos registam pessoas, rostos, lugares, paisagem, objetos, acontecimentos. Ele deve estar atento a todo instante para não perder nenhum click importante. Sempre recebem orientação do editor, para obter o que se pretende, e como fotografar. O repórter fotográfico sempre deve conversar com o jornalista redator, para que não fique dúvidas nas imagens que devem ser captadas. geralmente o repórter fotográfico tira várias fotos, e escolhe apenas uma, a melhor será publicada. Ele tem que captar uma imagem que traduza os fatos relatados pelo jornalista na reportagem.

É comum que o repórter fotográfico fique sensibilizado com a realidade dura do país. O contato com o cotidiano é um momento de transformação do próprio fotógrafo. Com emoções diferentes durante o dia, o repórter fotográfico, pode se acostumar com as instabilidades do país, muitos não concordam com o que é fotografado, mas vêem na fotografia uma forma de relatar o cotidiano do mundo real. Muitas vezes imagens retratam a pobreza, o regionalismo, o descaso, a marginalização e a falta de solidariedade. Quando uma imagem dessas é publicada, torna-se referência para relembrar acontecimentos que a envolveram, toca os corações da sociedade, além de ser eternizada pelo talento do repórter fotográfico.

Nenhum comentário: