domingo, 8 de junho de 2008

Magnatas que faturam milhões com site de música


Jovens que ganham milhões se divertindo


O mais novo grande negócio da internet,depois da venda do You Tube para o Google,foi a venda do site especializado em música Last.fm para o conglomerado de mídias CBS.Felix Miller, Martin Stiksel e Richard Jones, fundadores da Last.fm,faturaram cerca de 280 milhões de dólares pela venda do site

A idéia da criação do site começou na universidade de Southampton, Inglaterra, onde Richard Jones, na época estudante de Ciência da computação, projetou um sistema chamado Audioscrobbler onde a finalidade era somente gravar e executar músicas em um computador registrado. Em sua fundação, em 2002, a Last. fm, na época sob o comando de Felix Miller, Martin Stiksel, Michael Breidenbruecker e Thomas Willomitzer,era somente uma webradio e tinha um conteúdo fixionado em comunidades musicais.

A fusão aconteceu em 2003 em Londres, na época o conteúdo musical poderia ser baixado tanto pela Last. fm quanto pelo Audioscrobbler.Desde de 2006 o site Last.fm passou a traduzir seu conteúdo,agora os internautas de todo o mundo podem conferir o site em :português, espanhol, italiano, francês, alemão, polaco, russo, chinês e coreano.Martin Stiksel,um dos idealizadores do Last.fm,em entrevista para o site Metamusica,conta que sempre foi fã de música e que até teve uma banda de punk,porém não obteve muito sucesso,más em contrapartida acabou lidando com música através do site.

O modo com o que site trabalha de certa forma ajuda a divulgar muito mais a música na internet. Atualmente a site passou a ter mais de 20 milhões de visitas únicas por mês, mas os números tendem a subir.No Brasil o desenvolvimento desta nova tecnologia permite que os índices de pirataria musical diminua bastante já que o site permite downloads e vendas de discos pela internet ,alem do que o Last.fm permite uma convergência de mídias cada vez maior em pequeno aparelhos portáteis.


Últimas contribuições: Felix Miller-Criar o site Last. fm em 2002

Martin Stiksel- Criar a web rádio Last.fm em 2002

Richard Jones-Criar o conteúdo Audioscrobbler em 2002

Últimas entrevistas: Felix Miller-Entrevista para o site Metamusica em 2007 e entrevista para o site smusica em 2007

Martin Stiksel-Entrevista para o site Metamusica em 2007 e entrevista para o site smusica em 2008

Richard Jones-Entrevista para o site info da abril em 2008

Nenhum comentário: