segunda-feira, 9 de junho de 2008

Recapitulemos...

"A briga pela audiência"


A maneira espetaculosa como O Caso Isabella Nardoni e tantos outros tem sido tratado na imprensa brasileira não é nenhuma novidade A audiência tem tornado o material jornalístico uma grande arma contra o próprio jornalismo na figura única do jornalista. Globo versus Record e informação versus jornalismo.


Quando os interesses dos veículos de comunicação falam mais alto padece o trabalho do “sério” jornalista, que permanece numa linha cruzada a soltar informações vazias para satisfazer o “IBOPE”. Mediante
essas problemáticas o profissional se vê coagido e permanece por necessidade, principalmente os recém formados, a favor de uma suposta experiência curricular.


Falar em ética jornalística perante uma cobertura trágica como foi a do recente Caso Isabella nos põe a pensar se somos fortes o suficiente para sobreviver aos “Leões do interesse financeiro” pertencentes aos conglomerados empresariais que vem arrebanhando os maiores impérios da comunicação por todo mundo. Com a imposição de interesses financeiros a credibilidade da cobertura jornalística é posta à prova e análise de casos como o da família Nardoni acabam virando atração circense.

Nenhum comentário: