segunda-feira, 9 de junho de 2008

Privacidade na Web


Mariane Binoki

A Web está mudando a percepção que temos sobre privacidade. A Internet revolucionou o modo como nos comunicamos, tornando possíveis novas e infinitas oportunidades de interagir e compartilhar informações. Mas, se, por um lado, esta revolução contribui para o desenvolvimento acelerado de uma comunidade virtual de âmbito mundial, por outro lado, governos e organizações privadas, presentes na Web, passaram a ter acesso e poder de processar informações sobre os indivíduos, num ritmo cada vez mais rápido e intenso.
Isto significa que este meio de comunicação interativa está também aumentando o risco para os indivíduos de ter seus dados manipulados por terceiros sem o seu consentimento, sofrer invasão de privacidade ou, o que é mais grave, serem envolvidos em situações embaraçosas, pelo uso indevido.
Nove organizações de defesa da privacidade e dos consumidores solicitaram à Federal Trade Commission norte-americana que crie uma lista para registrar os usuários de Internet que optam por não ter suas atividades online rastreadas, armazenadas ou utilizadas por redes de publicidade. vido e nem sempre ético de seus dados pessoais.Nos últimos meses, Google, Microsoft e Yahoo adquiriram empresas de publicidade online. Os executivos das três empresas e de outros grupos de Internet vão testemunhar diante da FTC em audiência pública sobre as práticas da chamada publicidade comportamental.
A proposta também proibiria anunciantes de recolher e usar informação de identificação pessoal sobre atividades de saúde e financeiras, e exigiria auditagem independente de empresas que usem rastreamento comportamental, a fim de garantir que elas cumprem os padrões de defesa da privacidade.

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