domingo, 29 de junho de 2008

Os novos desafios do Jornalismo


Com a nova era do Jornalismo Digital, muitos jornalistas estão produzindo material para a Internet, assim se vêem diante da necessidade de juntar texto, vídeo e áudio para apresentar a notícia, deixando para trás o tempo em que o repórter saía da redação só com uma caneta e bloco de anotações.
Alguns veículos de comunicação já estão se adaptando ao novo formato, disponibilizando aos jornalistas itens como: Máquina fotográfica, Gravador digital para que o profissional possa contribuir também com o conteúdo on-line. Mas é preciso ter uma equipe preparada por trás disso, designers, redatores para que o material seja transformado cada qual para a sua mídia. Essa nova modalidade também pode ser chamada de Ciberjornalismo.
É mas não é tão simples assim, nesse caso há necessidade de se desenvolver uma nova linguagem, para isso é preciso investimento das empresas, para não haver uma sobrecarga do profissional que se obriga a ter domínio de todas as mídias.
Ramón Salaverría, autor do manual de redação ciberjornalística em entrevista ao site Observatório da Imprensa, explica essa mudança. Em um trecho da entrevista ele diz: “O que muda no ciberjornalismo não é o estilo. A verdadeira mudança tem a ver com a estrutura do texto, do discurso, alterada”.
Os colaboradores da mídia digital tendem a usar a linguagem do Jornal impresso e resistem às novas linguagens. Não que esteja obsoleto as modalidades tradicionais, mas para que o texto on-line seja atrativo é necessária à atualização.
É importante ressaltar que, assim como o telejornalismo, o radiojornalismo, o ciberjornalismo é uma disciplina, área específica do jornalismo consolidado. Com o crescimento do número de usuários da internet, essa audiência cresce a cada dia e somente aqueles que estiverem sintonizados com seu tempo poderão usufruir desse crescimento.

Nenhum comentário: