sábado, 7 de junho de 2008

Descubra agora, um Jovem Inovador

Renato Shirakashi escolhido pelos leitores da revista INFO como o empreendedor do ano 2007

LUCIANI ROCHA

Ele é especialista em web 2.0 e formado em ciência da computação pela USP-Universidade de SP, Renato Shirakashi, com apenas 23 anos de idade, pode ser considerado um dos precursores ou “inventores” dos sites de relacionamentos corporativos no Brasil.

Renato Shirakashi, em apenas 3 anos, transformou-se unanimidade quando o assunto é web - relacionamentos empresariais. Um dos idelaizadores do Via6, site de networking, que conquistou em pouquíssimo tempo notoriedade invejável. Salientando que serviços de relacionamentos pessoais já conhecidos como YouTube e Orkut, podem ser aqui associados, mas sem muitas comparações, pois neste caso, o assunto é profissional e não entretenimento.
Uma sociedade entre Shirakashica e Diego Monteiro, surgiu para concretizar, este novo projeto, os planejamentos e construões das idéis, que foram elaborados durante 6 meses. Trabalhando em casa, estes dois jovens dedicaram-se árduamente, desenvolvendo a plataforma que daria início ao que se chamaria de Via6, em 2005.
Para Monteiro, o ponta pé inicial veio, como consequência da simples frustração de trabalhar em empresas, que não mantinham um padrão de inovação diária aceitável no mercado “on line”. Não deu outra, juntou-se então ao amigo de infância Renato Shirakashi no final de 2004, para começar o Via6, com a consultoria de Marcelo Ballona, entre os investidores e posteriormente sócio do Submarino, um dos maiores sites de varejo do Brasil atualmente.

Hoje, no Brasil, o Via6, que já conta com mais de 195 mil usuários e quase 30 mil empresas cadastradas, é considerado a principal rede de contatos profissionais. Além de permitir a publicação on-line de currículos, conta com a arrojada inovação da troca de informações, levando os perfis de usuários para quem procura por clientes, empregos ou novos conhecimentos aplicáveis à profissional.

Em 2007, a procura constante pela inovação, impulsionou a Via6, a agregar um novo serviço, o Rec6, um site baseado totalmente no conceito de colaboradores, no estilo do Digg, (modelo de site norte americano de notícias colaborativas), na qual o controle editorial está nas mãos dos usuários e leitores, através da interação entre eles, não dos administradores das plataformas.

E não parou por aí, o Rec6, atualmente está testando duas novas categorias para se somar as três já existentes: Entretenimento, Mundo e Atualidades. Segundo Renato, esta era uma das súplicas mais freqüentes dos usuários e leitores do sistema em criação. Até hoje, as categorias focavam gestão e RH, tecnologia, economia e negócios. Com a implantação dos dois novos tópicos espera-se que as arestas sejam todas completadas e o sistema decole definitivamente.

Segundo, Renato Shirakashi, o Brasil, infelizmente é visto hoje no exterior, como um país sem cultura empreendedora, totalmente ao contrário da visão americana. É exatamente nesta oportunidade, que Diego Monteiro e Renato Shirakashi, nossos “empreendedores sim”, têm se esmerado e comprovado que a criatividade “made in brazil” está sim em alta no info-mercado global.

Uma prova irrefutável e digna de notoriedade nacional disto, é que Renato Shirakashi foi escolhido pelos leitores da revista INFO como o empreendedor do ano de 2007. E para quem acha que informática e programas precisam ser complicados e exclusivamente tecnólogos, Renato da uma dica importante: “Simplicidade é tudo. E esse é um dos alicerces da filosofia do Rec6”.

Nenhum comentário: