sábado, 14 de junho de 2008

Camiseteria

vendas, concursos, avatares e relacionamentos

Desde o surgimento da rede de relacionamentos Orkut é comum os internautas criarem perfis em inúmeros sites com o mesmo fim. Entre esses foram criados alguns sites com tecnologia similar ao Orkut, como é o caso do site Camiseteria.
O Camiseteria é um site de vendas de camisetas que funciona da seguinte forma: o designer (ou aspirante) envia sua proposta de estampa para o site (de acordo com algumas regras) que será avaliada através de uma pontuação de zero à cinco e comentada pelos outros participantes do site. Após o período dez dias, encerra-se a votação da estampa, que obterá uma nota média final. Dessa maneira o designer corre o risco de ter sua estampa como uma das vencedoras do concurso. O vencedor ganha uma quantia em dinheiro e outra parte em créditos no site para compra de produtos.
Seria apenas mais uma empresa de venda na web não fosse a maneira como o negócio é conduzido pelos idealizadores, que aos poucos criaram uma verdadeira comunidade de discussão das artes gráficas e uma rede propícia para fazer contatos, amizades e divulgação. Isso se dá com a criação dos avatares: cada participante do site tem um espaço com seus dados, foto, estampas enviadas, blog e até uma seção de "favoritos", criada para que o internauta coloque as pessoas que mais gosta ou admira dentro do site. Cada novo participante cria uma verdadeira identidade dentro do site, que pode ser vista através de seu perfil e estampas enviadas.
A seção "Blogbox" é uma das mais interessantes do site, pois as postagens feitas pelos participantes em seu blog pessoal dentro do site aparecem automaticamente no topo da página principal da seção contendo o título da postagem, nome do autor e uma versão reduzida de sua foto.
As ferramentas propiciam a interatividade entre os participantes, com discussões sobre design e ilustração e a evolução no trabalho de muitos designers pode ser observada através das estampa publicadas.
A idéia inicial do site foi inspirada num site norte-americano de concurso de camisetas chamado Threadless, porém com o tempo a proposta do site brasileiro foi tornando-se cada vez mais autêntica e atrativa do que a versão original. No Camiseteria a interação passa a sensação de ser mais estreita, menos fria como no site Threadless.
A proposta é uma ótima oportunidade para se conhecer pessoas com um interesse em comum e esse universo de avatares de "pessoas reais" se alastra pela internet - Lastfm, My Space, Flickr e vários outros - tornando-se uma febre entre internautas, constituindo uma nova forma de se fazer amizades.

Nenhum comentário: