sábado, 7 de junho de 2008

Wikipédia: fundada para uma sociedade livre

Jimmy Wales fundador da Wikipédia

MIRIAM TORRES

O empreendedor americano Jimmy Wales, também conhecido como "Jimbo Wales", fundou em 15 de janeiro de 2001 a enciclopédia virtual Wikipédia
, um seviço on-line livre e gratuito escrito internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias.

Wales, que investe em obras coletivas diretamente através do sistema Wiki, acredita que através desse tipo de serviço as pessoas se tornam mais qualificadas, pois têm fácil acesso ao conhecimento.
Segundo Wales, o objetivo da Wikimedia é trabalhar para uma sociedade livre e aberta. "Queremos que as pessoas tenham acesso às informações, que tenham habilidade de usar os programas para que possam usar as informações, porque esta é a base para a cultura crescer, procuramos tornar nosso trabalho acessível para qualquer indivíduo que queira aprender", ressalta o empreendedor em entrevista à Revista IHU, publicada no site Rizoma.

Um dos maiores desafios encontrado por Wales com a Wikipédia é lidar com o crescimento, pois o projeto tornou-se popular muito rápido, a enciclopédia é feita por pessoas do mundo todo e em quase 80 idiomas. Além disso, por ser livre e qualquer pessoa poder escrever os artigos, a obra é revisada por centenas de pessoas, é preciso olhar cada caso, pensar muito a respeito da origem da informação. Toda mudança no site vai para uma página de pesquisa das mudanças (research changes page), que é revisada pela comunidade de colaboradores, cada mudança é revisada por pessoas que determinam se é uma boa mudança ou não.

A abordagem de softwares livres, como a Wikipédia, é diferente do copyrights tradicionais que preservam as informações restritas e confidenciais, segundo Wales a missão da Wikimedia é compartilhar informações.

O fundador da Wikipédia também investiu no projeto Wikia, que para ele é uma forma de ganhar dinheiro com o colaboracionismo. Em entrevista à Revista Época, Jimmy Wales revelou que a Wikia mostra que pode haver um modelo de negócios por trás da colaboração, além de motivos altruístas. A empresa ganha dinheiro com publicidade, como outros grandes sites, mas também dá poder aos voluntários ao manter tudo com licenças livres.

Além dos sites Wikipédia e Wikia, Wales trabalhou nos diversos projetos da Wikimedia, inclusive no Wikinews criado por Erik Moller.

Linha do Tempo de Jimmy Wales


Um comentário:

Orange Imagens e videos disse...

Acho a wikipedia muito util, é possivel achar quase tudo nela. Desde antropologia a música. Porém qualquer um pode chegar e escrever para o site, ou seja, podem ser informações sem nenhuma credibilidade, entretanto há jornalistas e colaboradores como filtro, pra evitar a perda da credibilidade. Resumindo: acho que a wikipedia ainda ficara muito melhor com novas formas de linguagem, novos tipos de formatos, e aumentado o conhecimento das pessoas.