segunda-feira, 9 de junho de 2008

A ARTE DE FAZER AO VIVO


Suellen Martins

A experiência é ponto crucial na hora de fazer uma entrevista ao vivo, o jornalista deve se preparar para as respostas que virão e principalmente para os assuntos que vão abordar. O entrevistado deve ter ciência de tudo que será abordado durante a entrevista, para que não fique em uma saia justa na hora de responder as perguntas do repórter.
Treino e conhecimento sobre o assunto são fundamentais, não adianta ir para o ar despreparado, sem saber exatamente o que se pretende com a entrevista. Quando o jornalista sabe quem é o entrevistado e que resultado ele quer, o aproveitamento dos comentários dão novos ingredientes, ao resultado final.
Recentemente o Programa Hoje em Dia,da Rede Record, exibiu ao vivo uma entrevista com um casal falando de seu casamento que estava completando 54 anos, o fato é que o jornalista e apresentador Brito Jr., fez uma pergunta sobre a fidelidade do marido e colocou o casal em uma tremenda saia justa. A entrevista acabou, e a relação do casal pelo menos na tv, não saiu muito feliz.
A impresão passada ao telespectador era a de que as perguntas foram feitas de surpresa, então as respostas saíram naturalmente, até o enfoque do programa se perdeu, pois dizer que um príncipe é infiel, é bastante contraditório, pelo menos para as concepções morais da sociedade.
A entrevista bem aproveitada é aquela em que se faz a pergunta certa, na hora certa, mas com o entrevistado bem informado é claro.

Nenhum comentário: