quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fantasma da censura

Jornalista é alvo da censura


O sonho de todo e qualquer jornalista de puplicar sua matérias foi o que aconteceu com o repórter com o Felipe Grandin, no Jornal da Tarde foi censurado por fazer uma reportagem de denuncia,quando foi surpreendido pela liminar, foi avisado por telefone pela assessoria de imprensa do órgão.
Passados quase 40 anos da adoção AI-5, que marcou o inicio do perido mais duro do regime militar o Jornal da Tarde volta a ser vitima de um ato de censura.Liminar concedida 25 de junho pelo juiz-substituto Ricardo Geraldo Rezende Silveira, da vara Federal Cível de São Paulo, proibiu a publicação de reportagem sobre suposta irregularidades cometidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) que estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Em entrevista o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonsalves, insinuou que poderia processar o JT caso as denuncias fossem publicadas.
A associação dos jornais (ANJ) protesta, mais uma vez contra a decisão do poder Judiciário de impor censura do meio de comunicação.A ANJ espera que a própria justiça revogue rapidamente a absurda decisão liminar do juiz Ricardo Geraldo Resende Silveira.A ANJ protesta “contra a decisão” do juiz.
O JT e Estado estão recorrendo a justiça o grupo deve entregar a ate amanha ao tribunal Regional Federal de São Paulo,sua defesa contra a liminar do juiz Ricardo Geraldo Resende Silveira, que o impediu de publicar a matéria sobre possível irregularidade que estariam ocorrendo no conselho regional de medicina do estado de São Paulo.
O argumento do Cremesp é que “ a liberdade de expressão, garantida constitucionalidade, não é direito absoluto encontrando limite na veracidade dos fatos vinculados.
O repórter tem 72 horas para prestar esclarecimentos,A associação brasileira de imprensa (ABI) também divulgou a nota dizendo que o Presidente da associação, Maurico Azevedo, adverte: O grande inimigo da imprensa hoje é o poder judiciário, em que decisões de juízes despreparados e com vocação totalitária, cerceia a liberdade de expressao e os direitos estabelecidos”.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) distribuiu nota pedindo que a justiça reconsidere, em nome da democracia e da liberdade de expressão.
O autor que foi contatado por jornalista pertencente ao grupo réu, o qual informou que esta redigindo matéria acerca de irregularidades cometidas pelo cremesp.
Todos os jornalista tem direito de liberdade expressão não podemos ficar calados. A liberdade de expressão garantida constitucionalmente, não é direito absoluto encontrando limite na veracidade dos fatos vinculados.

Um comentário:

William Araújo disse...

:: Vale, penso que seu texto levanta um item importantíssimo, no caso o vulto do ato de censura que parace ter-se deslocado para outros setores representativos da sociedade.
Além disso, pela seriedade deste espaço e pelo rigor sempre necesário ao jornalista, recomendo que corrijas os problemas do texto em questão, inclusive a ausência de aspas no trecho escrito na decisão do juiz.
@_@"
►◄