sexta-feira, 13 de junho de 2008

Jornalismo de Precisão: busca da verdade

Sempre procurando novos fatos




Para o jornalismo de precisão o trabalho desenvolvimento na elaboração de uma pauta é mais complexo, cabe ao profissional fazer pesquisas e análises com conteúdos satisfatórios sobre um determinado tema e analisá-los com ainda mais rigor, recorrendo na maioria dos casos à especialista no assunto e transformar tudo isso de forma clara e objetiva ao público por meio de uma notícia.

Apesar de algumas vezes se tratarem de reportagens de execução lenta e que exigem um trabalho muito exaustivo, as peças de jornalismo de precisão podem funcionar como recurso para quando não se têm algo factual.

No jornalismo convencional, toda afirmação ou declaração, por mais contundente que pareça, sempre pode ser respondida com outra afirmação ou declaração em sentido contrário. O jornalismo convencional muitas vezes só mostra a parte que parece mais interessante ou simpática ao meio de comunicação, ou seja, aquilo que vai vender. O jornalismo de precisão, por sua vez, mediante o emprego de muitas das ferramentas dos cientistas sociais e frente às crendices populares ou do senso comum, pretende demonstrar com dados bem contrastados e estruturados os fatos e problemas sociais que muitas vezes passam despercebidos e que os poderes públicos tendem a ocultar.

Porém esta aplicação à prática jornalística das estratégias de análise, a excelência na explicação dos acontecimentos e problemas mais relevantes pode ser mais segura e indiscutível, e
difícil, pois o profissional terá por obrigação saber de todos os fatos que envolvem determinado assunto que é trabalhado, e espera-se com isso que a “realidade” seja o foco principal de uma notícia.

Nenhum comentário: