domingo, 8 de junho de 2008

O menino que desbloqueou o IPhone

George Hotz em seu quarto, com o IPhone desbloqueado
Carmine Galassso/The Record


George Hotz, de 17 anos, conseguiu uma façanha que poucos harckes já tentaram fazer, ele simplesmente desbloqueou o IPhone para uma outra operadora dos Estados Unidos. A única operadora que tem os direitos de utilizar o IPhone é a AT&T, e ela não comenta o assunto. George conseguiu desbloquear o celular para a operadora rival a T-mobile. Em apenas 2 meses, com ajuda de colaboradores na internet e de softweres, ele desbloqueou o aparelho, não só para os Estados Unidos como para o Brasil. Ele disse que gastou 500 horas para tentar desbloquear o celular, os amigos dele dizem que ele desperdiçou o verão todinho nessa idéia, mas ele acha que foi bem gasto o tempo.
Em seu blog http://iphonejtag.blogspot.com , Geroge Hotz mostra o passo-a-passo de como desbloquear o celular, e um outro blog o Engadget disse que também conseguiu desbloquerar o IPhone, mas de outra maneira.
Por causa de todos esse alvoroço, uma guerra está em destaque no Estados Unidos. Desde que começou essa mania tecnológica de descobrir, dados, senhas e códigos secretos, os objetos móveis como celulares, senhas bancárias, e sites do governo nunca mais foram os mesmos, cada vez mais os sites e redes de empresas estão ficando mais e mais sofisticados e seguros. Mas lembramos que, com cada dia que passa, esses harckes estão ficando mais espertos, e os dados criptografados mais fácil de se descobrir.
Uma empresa com sede em Belfast, diz que eles desenvolveram o software que desbloqueia o Iphone, e seria um método mais simples. Agora tanto a Apple quanto a AT&T vão ter q lutar contra o tempo. Os americanos que se valeram sobre a mudança de operadora vão poder o resguardo do governo e ter a atorização do Digital Millennium Copyright Act (DMCA), que permite aos consumidores o desbloqueio de celulares.
Após seu processo concluído, e com sucesso, ele pegou o Iphone desbloqueado e colocou a venda no site e-Bay com o nome de “peça da história da telefonia da telefonia celular”. Por causa dessa descoberta, ele não aceitou a oferta que a CertiCell, uma empresa que faz reparos em aparelhos celulares, fez a ele, uma troca, a empresa ficaria com o IPhone ele com uma Nissan 350Z, no equivalente a 235.000 reais e mais 3 IPhones. E depois de tudo isso, ele conseguiu um emprego na própria CertiCell.
E depois de tudo isso ele disse que suas férias foram proveitosas e que no futuro quer estudar neurociência.
Como fazer um desbloqueio de um celular, especialmente um IPhone. Esse método foi desenvolvido pelo próprio George Hotz. Primeiro tem que abri o aparelho, com muito cuidado, pois ele não contém parafusos externos, depois de aberto dá-se alguns curtos-circuitos com uma solda elétrica para apagar as informações gravadas em dois chips, pois um é para o reconhecimento do cartão da AT&T (que seria a operadora do aparelho) e depois ele emprega um total de nove softwares e mais 30 aplicativos, e assim os dados da nova operadora são transferidos para o sei IPhone. Tudo isso acontece porque com o software de outra operadora instalado, o Turbo Sim não consegue ler, e o software faz com que o celular se engane e usa o chip da outra operadora.
George concedeu uma entrevista para um programa na CNBC, em um vídeo exibido pelo site YouTube no link http://br.youtube.com/watch?v=9Hk-OTqx8hQ e depois disso virou mais um adolescente americano que fez um grande acontecimento e voltou a ter uma vida normal.

Linha do tempo

Um comentário:

Anônimo disse...

Podemos ver que cada vez mais a tecnologia vem tomando conta da vida dos adolescentes americanos.
O que para alguns pode ser ''divertido'' para outros pode ser o fim.
As empresas de teconologia americana criam seus candidatos ao famosos 15 minutos de fama, depois os destroem.Isso acontece constantemente no cotidiano do povo ammericano, basta surgir uma novidade e pronto.
Está criada mais uma discussão quanto ao futuro daquilo que é feito para facilitar a vida das pessoas.