quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sociedade em redes



A comunicação em rede facilita a conectividade cultural, social e econômica

Hoje o mundo gira em torno da tecnologia. No mundo da comunicação não é diferente, pois além do Rádio, Televisão, Impresso nota-se que a internet tem tomado à frente dentre os meios de comunicação. É por meio do espaço interativo que as pessoas obtém informações do cotidiano, passam a ter relações entre identidades culturais, se integram à movimentos sociais e políticos.

O autor Manuel Castells na sua pesquisa A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, aborda muito bem esse tema, a Sociedade em Redes, como ele mesmo define. Segundo Castells deu-se início a essa nova sociedade, em meados dos anos 70. O que ocasionou essa amplitude foram 3 processos que se coincidiram resultando na sociedade de redes: primeiro foi a revolução da tecnologia da informação, logo a crise econômica do capitalismo e do estatismo e a conseqüente reestruturação de ambos e por fim, o apogeu de movimentos sociais e culturais, tais como libertarismo, direitos humanos, feminismo e ambientalismo.

Toda essa modificação veio somente a colaborar com a reestruturação socioeconômica, pois essas redes tem predominado na vida social e econômica de toda a população. O motivo é que os internautas por meio dessas redes, compram, jogam, se comunicam e principalmente acompanham os noticiários.Todo esse “Hall” de novas tecnologias tem possibilitado a flexibilidade na criação de novos meios de comunicação, possibilitando um crescimento tanto na economia do país, como no crescimento de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Mas perante tanto crescimento o pesquisador Castells, encontrou algo que mostra que essa tecnologia tão avançada não é tão pertinente. Para Castells esse avanço tem ao mesmo tempo unido pessoas, comunidades, culturas e ao mesmo tempo surge uma tecnologia de exclusão social. Isso porque para ele com essa tecnologia surge um modelo novo de capitalismo que “desconecta pessoas desprovidos de valor e interesse para a dinâmica do capitalismo global” classificando-o como o 4º Mundo.

Daí surgem aqueles que impõe um comportamento por meio de instituições e movimentos, fazendo com que se manifeste a identidade cultural, onde as pessoas se identificam ou não nesse novo mundo. O que tem colaborado muito para esse crescimento da informação tecnológica é a falta de tempo, pois passa a exigir mais praticidade para esses participantes da sociedade em rede que acaba estimulando a criação de novos programas, novos meios de contatos, sites e muito mais.Com o avanço tecnológico, os meios de comunicação tem a oportunidade de serem mais precisos na suas informações, tendo um mundo mais amplo de pesquisa. Pelo fato de o jornalismo de precisão ser algo mais investigativo, há a necessidade de um universo repleto de informações, necessitando uma atualização maior, principalmente nesse avanço de tecnologia, onde o mundo é de quem está conectado a essa nova Era.

Um comentário:

William Araújo disse...

:: Rísia, legal sua exposição. Parece que outros já pensaram nisso, mas no seu caso, quando começo a envolver o jornalista, aí o texto acabou..........
@_@"
►◄