domingo, 8 de junho de 2008

A notícia na tela do celular

Globo online: notícias disponíveis no celular

A discussão sobre os rumos do jornalismo tradicional em meio ao desenvolvimento do jornalismo online ganha ainda mais intensidade com as novas possibilidades que se abrem para a publicação e leitura de notícias através de dispositivos móveis.

Grandes jornais e revistas já criaram suas edições móveis, como por exemplo, o Washington Post, a Newsweek, o USA Today e o Globo online.

Daniel Stycer, editor executivo da Globo Online, diz não acreditar “que a leitura de notícias pelo celular venha a ameaçar os meios tradicionais". Ele comenta que essas mídias se complementam, pois cada uma tem um papel específico a desempenhar quando se trata de informar o leitor. "As pessoas lêem jornal no café da manhã, ouvem rádio a caminho do trabalho, se informam através do computador durante o serviço e podem ler notícias em seus celulares enquanto estão no almoço ou no transporte a caminho de casa ou no lazer". Cada mídia tem um tipo de conteúdo e linguagem que se adapta melhor.

Novidade e mais uma porta que se abre para os profissionais de jornalismo quando parece que as oportunidades se fecham com a entrada de novas tecnologias. Antes, aquelas pequenas notícias enviadas nos antigos celulares já eram obra de profissionais que tinham a árdua tarefa de resumir informações importantes em três ou quatro linhas que seriam facilmente absorvidas pelo receptor. Hoje, a área de jornalismo móvel exige um profissional mais sofisticado e conhecedor das novas formas de produção jornalística online. É um espaço aberto que espera para ser preenchido.

Via: Jornalistas da Web

Leia mais:

Globo vai ter programação para celular

Jornalista móvel?


2 comentários:

..:Danilo Sans:.. disse...

Nenhum tipo de jornalismo acabará com a profissão do jornalista. Cada tecnologia que chega serve também para criar profissionais mais específicos, e aqueles que se prendem ao passado que por lá fiquem.

Anônimo disse...

Os meios de comunição mais atuais assim como celular, internet, garantem agilidade nas pesquisas, entrevistas e reportagens dos jornalistas. Portanto, acho que esses meios não vieram pra excluir nenhum outro mais tradicional, ao contrário, com essa tecnologia criou-se outras profissões, como, Vídeo-repórteres.

Jéssica M. Lessa
48854