segunda-feira, 9 de junho de 2008

A publicidade na web

Mariane Binoki

No fim da década de 90, com o "boom" da Internet, muitas pessoas acreditavam que bastava criar um site qualquer na Internet e através de publicidade teriam lucros assegurados. Os resultados foram muitas vezes catastróficos o que levou a um descrédito acerca da publicidade na Web.
No entanto, como é que se explica que uma empresa que apresenta lucros da ordem dos 721 milhões de dólares por trimestre, tenha o seu modelo de negócio baseado em publicidade na web? A questão não é se deve publicitar na web, mas sim, como o deve fazer.
Após escolher o site mais adequado para colocar a sua publicidade é necessário escolher a forma mais adequada de o fazer. Muitas vezes, o departamento de Marketing de uma empresa tem uma vasta gama de artigos publicitários prontos como animações, filmes ou fotografias que são reutilizados para criar publicidade na web. Isto pode constituir um erro grave, uma vez que o contexto de publicação na web é diferente e necessita de conteúdos especificos de acordo com a página onde serão colocadas.
Se a informação da página onde irá colocar a sua publicidade é um texto, a sua publicidade deverá também ser um texto. Colocar publicidade sobre o texto que os utilizadores estão a tentar ler ou usar animações para "chamar" a atenção, constituem erros crassos na criação de publicidade em páginas web. A razão principal é que o cérebro humano funciona de maneira diferente quando está a ler de quando está a ver uma animação, por exemplo. A atenção do utilizador está focada na leitura e o restante é automaticamente considerado ruído que impede o cérebro de efectuar a sua tarefa. Pelo que, esta publicidade torna-se invisível para a grande maioria das pessoas.
A regra de ouro para o sucesso da publicidade na web é que esta não pode interferir com a busca de informação dos utilizadores.

Nenhum comentário: