sábado, 7 de junho de 2008

I Forum de Mídia


O Fórum acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, nos dias 14 e 15 de junho. O Fórum contará com a presença de jornalistas, professores acadêmicos, estudantes, ativistas ou demais públicos interessados na democratização da comunicação e na diversidade informativa e em seu rápido crescimento.
Segundo o site http://www.conciencia.net/ a mobilização começou com uma reunião em São Paulo, onde 42 jornalistas, estudantes, professores e pessoas envolvidas na área de comunicação, deram prosseguimento a essa reunião em mais outros estados brasileiros como Porto Alegre, Rio de Janeiro e deram inicio à um ciclo. Até hoje já foram realizadas reuniões em Belém, Fortaleza, Recife e Aracaju.
Nestas reuniões o que mais se discute é o avanço da comunicação da mídia livre obtendo junto ao poder público um espaço maior para os meios Tvs, Rádios e principalmente a regulação de verbas publicitárias. Além disso discute-se também o crescimento das microestruturas mediáticas, improvisadas, autônomas como as redes digitais.
O que tem sido objeto de debate entre a mídia e os comunicadores é a questão de uma economia psíquica da comunicação, dos jornalistas e dos comunicadores para que sejam comunicadores-cidadãos. Outra questão levantada é a mídia contra-hegemônica, a difusão de valores contrários aos economicamente excluídos, que pertencem a uma comunidade marginalizada, fazendo com que os meios sejam mais democráticos.
O Fórum será realizado no Campus da UFRJ da Praia Vermelha. Para participar é obrigatório a inscrição. O custo é de R$15 para o público comum e R$5 para estudantes. Inscrição no http://forumdemidialivre.blogspot.com/

Nenhum comentário: