quinta-feira, 12 de junho de 2008

Web Semântica: Sonho ou realidade?

O ser humano já entende a máquina. Pode chegar a vez da máquina entender o homem!


O internauta está em um site de busca à procura de informações sobre "CAR – Reportagem Assistida por Computador". O programa de busca traz inúmeras respostas como qualquer artigo que diz uma das palavras da oração, já supõe que a palavra CAR é o título de uma revista de carros, encontra vários textos com apenas duas palavras que foram citadas e assim por diante. Muitas vezes para encontrar o que realmente deseja, o internauta deve usar outros mecanismos para a pesquisa.

Isso ocorre porque os programas não distinguem o filme da revista ou do centro de pesquisas. É claro que você pode (aliás, deve) combinar "Car" ou "reportagem assistida por computador" com outras palavras-chave, acrescentando ou excluindo termos que permitam refinar a busca, preferencialmente indicando também outros parâmetros, que muitos programas aceitam na função de "busca avançada". Ainda assim, o resultado é muitas vezes desolador. São às vezes centenas de páginas que não interessam, tornando difícil e extensa a pesquisa.

Com o crescimento da Web tornou-se difícil selecionar as informações. A linguagem HTML é limitada e não possui recursos que permitam atribuir significado à informação. Apenas descrevem como a página deve ser exibida.
De qualquer modo, o pesquisador sabe o que realmente quer, diferenciar um texto do outro, sabe que a revista de carros não é o que está procurando. Entedemos isso, mas o problema é que os programas de computador ainda estão muito distantes de imitar o funcionamento da mente humana. Os programas de computador (ainda) não conseguem resolver as ambigüidades e outros problemas que o ser humano consegue, embora esta seja a aspiração da Inteligência Artificial: fazer com que a máquina reproduza os mecanismos da inteligência humana. Mas disto creio que ainda estamos longe.
A Web Semântica é uma tentativa inversa de solução. Ao invés de pensar na informação para os humanos, a idéia é pensar na máquina. Um dos comandantes desse projeto é, Tim Berners-Lee,considerado o pai da web.É curioso, claro, pois o objetivo final é atender às pessoas e não aos computadores, mas para isso é preciso construir categorias e uma linguagem que façam sentido para a máquina.

Um componente central da
Web Semântica é a linguagem XML, que permite descrever semanticamente os dados e, a partir de categorias que o próprio usuário pode definir.
Todo o processo desse projeto ainda é relativamente complexo e se torna mais difícil quando um projeto envolve muitos participantes, que têm de se colocar de acordo sobre que categorias utilizar, como os dados devem ser relacionados, como os usuários irão interagir com eles.
As metas do projeto da Web Semântica também inclui aplicações as aplicações que se tornam possíveis com a utilização de categorias semânticas para descrever os dados. Quando ficará pronto ainda não se sabe, segundo pesquisas ainda há muito o que fazer, porém não é impossível que o entendimento com a máquina e o ser humano será uma grande evolução da web. Se esse fato virar realidade facilitará sem sombras de dúvida, o trabalho de pesquisa na internet e aumentará o comodismo de muitos usuários.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Paty, sentia falta de uma organização melhor dos problemas que o homem tem em relação à máquina, quem sabe até expondo como esta faria para ajudá-lo. Na verdade, não é a máquina que vai fazer isso, mas o homem que já percebeu a complexidade que criou. Ou seria o inverso!?
@_@"
►◄