Um especialista em usabilidade e web desing, o americano Jakob Nielsen agrada e desagrada a muitos com suas teorias desde o começo da década de 90. Para ele quanto mais simples e bem organizado é um site, maiores são as chances de acessibilidade de usuários. O grande problema apontado pelo americano está no fato de os produtores da web não estudarem este meio de comunicação e mas sim se espelçharem na linguagem desenvolvida em outras médias como a televisão.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em 1998, citou como bons exemplos de qualidade visual na internet, os sites yahoo e o Amazon.com. Na mesma ocasão ainda critíca a utilização de animações como o flash e Shockwave que deixam os sites pesados, ou seja, demoram muito para abrir. Em 2001 lançou um livro intitulado Projetando Websites em que analisa 500 endereçcos eletrônicos, graficamente e usualmente, além de defender com fervor suas idéias baseadas em pesquisas e testes com usuários. A obra tem 400 páginas e já foi traduzida para o portugûes. Estudiosos da área recomendam a leitura, principalmente para iniciantes.
Ainda no livro algumas das regras mais importantes são direcionadas a empresários que pretendem fazer negócio pela internet. Textos curtos, legíveis e precisos, a colocação do botão "voltar" (muito utilizado pelos intrnautas) e a organização dos elementos na página são os principais requisitos, segundo Nielsen. Fundador da empresa Nielsen Norman Group, durante todos estes anos,o americano tem reformulado suas teorias e acrescentado novidades.
Recentemente o pai da usabilidade concedeu entrevista a BBC de Londres e falou da mudaça de comportamento do usuário. Para ele, os internautas têm ainda menos paciência para navegar na web do que no passado. Em 1999 cerca de 60% obtia sucesso contra 75% na atualidade. Esta realidade exige que o trabalho do produtor de um site seja mais criativo, porém simplificado. Por causa desta realidade, Nielsen defende a extinção de sinais sonoros e e aplicações adicionais como animações.
A grande contribuição do design foi e continuará sendo a busca em facilitar o acesso a internet, por meio da criação de sites simples, mas completos. Segundo ele, em entrevista a Folha on line ainda existem questões a serem solucionadas.
"Uma que tem grande impacto comercial é como fazer com que pessoas utilizem [ferramentas de] busca de uma maneira mais poderosa em vez de simplesmente digitar uma ou duas palavras. A reformulação de perguntas ajudaria os usuários a encontrar de forma melhor as informações, mas interfaces atuais não são boas para encorajar usuários a variarem suas buscas de formas inteligentes", pontua.
1998 Momento em que ganha visibilidade com a usabilidade
2001 Lançamento no Brasil do livro "Projetando Websites", escrito na década de 90
2008 Novo estudo sobre o novo perfil do internauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário