domingo, 8 de junho de 2008

Philip Rosedale: o Deus virtual

Philip Rosedale, criador do Second Life

Fernanda lima

Deus Virtual, assim é chamado Philip Rosedale o criador do Second Life, um mundo virtual que abriga mais de quatro milhões de pessoas na web.
Desde cedo Philip já trabalhava com computadores, aos 16 anos ganhou seu primeiro Apple II onde já inventava protetores de tela com imagens em movimento. Aos 17 anos abre sua primeira empresa onde criava banco de dados para empresas, depois disso ao entrar na universidade ele simplesmente se apaixonou pelo mundo da internet e então começo a desevolver possíveis projetos para a criação do hoje, Second Life.
O Second Life (Segunda vida, em inglês) é uma espécie de jogo onde as pessoas podem passear, namorar, se comunicar e até mesmo ganhar dinheiro, como se fosse de verdade somente com uma única diferença: via internet. O ambiente virtual gera novas oportunidades para a publicidade e para o marketing corporativo, com diversas empresas de peso abrindo escritórios virtuais no SL.
"Não construí um jogo, mas uma nação. Provei que a vida virtual pode ser tão fascinante quanto a real”, "Fornecemos a terra, e a comunidade constrói o mundo.Isso dá a todos a sensação de ser pioneiro num grande experimento. Aqui é você quem cria o futuro”, afirma Philip em entrevista para revista Época.
Nos primeiros anos, teve dificuldade em manter o site, "Foi uma idéia estúpida", diz Rosedale. "Achava que todos os capitalistas do mundo iriam investir em mim. Eu era inteligente, competente, tinha boa formação e espírito empreendedor", afirma. "Mas não consegui convencer ninguém”. Os primeiros fundos de investimentos que ele procurou diziam que combinar gráficos em 3-D, multimídia, banda larga e colaboração dos usuários era inviável. E que não financiariam uma invenção "para loucos e nerds".
Philip então resolve inventar o linden dollar, "Percebi que, num ambiente desses, as pessoas poderiam vender coisas e ganhar dinheiro. E, se tal coisa acontecesse, eu podia cobrar uma comissão por isso", afirma.
A criação da moeda não só deu certo como também começou a atrair investidores, resultado: o Second Life após algum tempo tornou-se um grande sucesso.
O programa ganhou versão brasileira em abril de 2007, distribuída no País pela Kaizen Games e pelo iG. O Grupo Estado também edita o MetaNews no mundo virtual. Atualizado de forma dinâmica, traz notícias sobre o mundo virtual e dicas de lugares interessantes, eventos e agenda cultural.

Linha do tempo


Nenhum comentário: