domingo, 8 de junho de 2008

¿Lo que pasa? Você responde!

Lo que pasa en Tenerife: comunidade virtual associada ao compartilhamento de notícias

A evolução das tecnologias da informação e da comunicação tem provocado mudanças na concepção de como fazer jornalismo e levantado interrogações sobre o destino do mesmo. Afinal, o futuro está associado aos novos meios, ou as fórmulas mais antigas ainda terão espaço em meio às novidades que a cada dia aparecem.

Uma das tendências que começa a apontar um possível destino do trabalho jornalístico é a das comunidades virtuais.

Segundo a concepção clássica, a comunidade seria criada principalmente por motivos de proximidade espacial, entretanto, o ciberespaço, que nos desprende dessa condição, gerou um novo conceito, a de comunidade virtual, na qual os seus membros se agrupam mais por afinidade de interesses e gostos do que por motivos geográficos.

É um espaço onde o participante pode se sentir menos invisível, e mais parte integrante de um coletivo.

Um exemplo é o site espanhol Lo que Pasa en Tenerife. A prática é simples: a pessoa se cadastra, e a partir daí pode publicar notícias, crônicas, artigos de opinião, fotos, vídeos e até enviar, via celular, informações factuais. E mais: o cadastrado, além de participar ativamente como repórter cidadão, pode criar no mesmo espaço blogs, mandar mensagens para outros usuários, participar de fóruns de discussão, enquetes, acessar e criar agendas, dentre muitas outras possibilidades de interação.

A proposta é interessante (e inteligente). De acordo com o site, o objetivo é divulgar informações para “conhecer e entender o que acontece na região, e acima de tudo, saber o que preocupa as pessoas que vivem em Tenerife além do discurso habitual dos meios de comunicação tradicionais”. Eles dizem que “há muitas histórias próximas, curiosas, alegres, irritantes e polêmicas que nunca foram publicadas”. Este é o momento e espaço.

Organização e uma boa idéia. Certamente assusta os profissionais de comunicação. Afinal, por que entrar num espaço de informações generalizadas qualquer quando a informação que a pessoa precisa já está filtrada numa comunidade específica, de acordo com teus interesses? É algo a refletir.

Leia mais:

Peculiaridades do Jornalismo Regional

Jornalismo Cidadão X Repórter Cidadão

Jornalismo Cidadão em Campo Grande

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Milena, valeu a descoberta! Realmente este é um projeto interessante que bate forte ana grande mídia! Creio até que os anúncios podem servir para fortalecer o local em um momenmto em que se regionaliza e se globaliza!
Penso que poderias averiguar o critério de funcionamento até para que o estado da arte valha a pena. Hasta luego, Tenerife!
ET: inseri em nosso blog!
@_@"
►◄